Na atual situação em que o mundo está; com cobranças e apresentações de números a todo o momento, ter dados que possam ser mensurados é fundamental a qualquer investimento. Assim, as métricas se tornaram imprescindíveis dentro das estratégias de marketing digital. Com o auxílio delas, é possível analisar como o público está reagindo à comunicação, identificar pontos fortes e fracos das estratégias utilizadas e analisar possíveis ameaças do mercado.
No entanto, é necessário que exista cuidado e atenção. Uma má interpretação pode gerar ações equivocadas e, por consequência, resultados contrários aos esperados. Uma dica, para que isso não aconteça, é buscar a orientação de uma empresa ou profissional especializado em marketing. Somente quem possui capacitação, na área, poderá orientar sobre quais passos precisam ser tomados.
Entre as empresas que o mercado, do Alto Vale, possui estão as integrantes do Núcleo de Agências de Propaganda da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Juntas as nucleadas são responsáveis em atender organizações em diversas cidades e estados Brasileiros. Além do marketing digital, elas são responsáveis por criar, gerir e promover o desenvolvimento dos seus clientes.
Segundo o integrante do Núcleo de Agências de Propaganda da ACIRS, Anderson luis Lorenzini, as métricas são muito importantes na tomada de decisões estratégicas das empresas. “Elas são uma fonte riquíssima de informação, porém vai de cada pessoa avaliá-las da maneira correta. Isso porque, existe uma infinidade delas”, explica.
Lorenzini destaca que é preciso ter cuidado cos as métricas de vaidade. Isso se deve ao fato de se elas não forem utilizadas na forma analítica correta, na maioria das vezes não ajudam na geração de resultados reais para as empresas.
“O mercado conta com boas métricas gratuitas. Mas as melhores que existem, são as que cada empresa monta ao longo do tempo, pois são 100% precisas. No entanto, métricas pré-estabelecidas, podem tanto ajudar, como mascarar um resultado”, conta Lorenzini.