Mobilização surpreende população em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 27/05/2013
Mobilização surpreende população em Rio do Sul

Ação do NJE celebrou o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e o lançamento do Feirão do Imposto 2013.

Quem passou pela Praça Ermembergo Pellizzetti, em Rio do Sul, na manhã de sábado, 25 de maio, se surpreendeu com a quantidade de impostos pagos diariamente. A velocidade com que os números do impostômetro cresciam impressionou a população. A ação marcou o Dia do Respeito ao Contribuinte e também, o lançamento do Feirão do Imposto 2013.

Promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), a mobilização teve o objetivo de alertar a sociedade e o poder público sobre a importância do respeito ao contribuinte. Em uma demonstração, o grupo exibiu alguns produtos e suas respectivas cargas tributárias.

Na ocasião, os nucleados recolheram aproximadamente 200 assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE). O projeto busca sensibilizar a população e a classe política sobre a importância de diminuir o peso da carga tributária sobre o setor produtivo.

�Nossa missão não é acabar com os impostos pagos no Brasil e sim, cobrar uma redução e que esse valor tenha de fato um reflexo na educação, saúde, estrutura e outros direitos da população�, disse o coordenador do Feirão do Imposto, Ari César Viapiana.

O grupo de jovens empreendedores também alertou a população para a Lei nº 12.741/2012, que determina a discriminação dos impostos e documentos fiscais. A orientação é que todos fiquem atentos e exijam o cumprimento da obrigatoriedade, que passa a valer a partir do dia 10 de junho.