Mordida abocanha quase 40% da renda bruta do trabalhador

Sala de Imprensa: Notícias 14/11/2006
Mordida abocanha quase 40% da renda bruta do trabalhador

Jovens empreendedores de todo Brasil preparam para s�bado, 25, uma grande mobiliza��o de conscientiza��o do consumidor acerca da carga tribut�ria: o Feir�o do Imposto. Em Rio do Sul, o movimento ser� realizado pelo N�cleo de Jovens Empreendedores da ACIRS e deve iniciar nas primeiras horas da manh�, na Pra�a Ermembergo Pellizzetti.

O Feir�o � o instrumento utilizado pelas associa�es empresariais de todo pa�s para mostrar � comunidade os impostos que incidem sobre cada produto que � consumido. O objetivo n�o � apenas mostrar os �ndices, e sim, explicar os reflexos da carga tribut�ria na vida das pessoas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tribut�rio (IBPT), o brasileiro trabalhou at� o dia 25 de maio apenas para pagar tributos, que em 2006 devem equivaler a 39,72% do rendimento bruto de cada contribuinte. �Mas, a escravid�o do contribuinte n�o termina em maio. Face � defici�ncia na presta��o dos servi�os p�blicos, as fam�lias t�m que gastar cada vez mais com servi�os privados em substitui��o �queles que deveriam ser fornecidos pelo Poder P�blico�, destaca um estudo do IBPT.

Com a chegada do ver�o, por exemplo, quem deve fazer a festa devido ao aumento do consumo de cerveja, � o governo. Isso porque uma lata que � vendida a R$ 0,96 � tributada em 56%, ou seja, R$ 0,54 correspondem aos impostos.

O mesmo acontece com as vendas de final de ano. Enquanto o com�rcio espera com ansiedade a chegada dos clientes, o governo aguarda a fatia que lhe corresponde da venda dos produtos que devem ser os campe�es de vendas. Entre eles deve figurar o aparelho de DVD, cuja tributa��o chega a 51,59% do pre�o do bem.

A mordida n�o � grande apenas sobre os bens de consumo dur�veis, ou sobre produtos considerados sup�rfluos. Uma fam�lia que consome o equivalente a R$ 100 em energia el�trica, desembolsa R$ 45,80 somente para engordar os cofres p�blicos.

� isso que quer mostrar o Feir�o do Imposto, uma a��o da Confedera��o Nacional dos Jovens Empres�rios (Conaje) promovida atrav�s da iniciativa do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) com o apoio do IBPT.