Núcleo da ACIRS promove palestra sobre eSocial

Sala de Imprensa: Notícias 29/03/2018
Núcleo da ACIRS promove palestra sobre eSocial
Foto: ACIRS

O eSocial é um projeto do Sistema Público de Inscrição Estadual Contábil desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de garantir aos trabalhadores os direitos previdenciários e trabalhistas. Em suma ele garante que a empresa informe tudo o que acontece com o funcionário.

Para entender por quais processos e mudanças a área da saúde e segurança no trabalho precisará se adequar os Integrantes do Núcleo de Segurança do Trabalho da ACIRS promoveram uma palestra sobre o assunto com o gerente de sustentabilidade da Brandili, Leonir Felipe Soliman Filho.

Leonir explicou aos profissionais algumas das mudanças que o eSocial irá promover e a importância da aplicação correta do processo para a área. Entre os itens que serão necessários enviar ao eSocial estão os documentos: S-2210 (comunicação de acidentes de trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do trabalhador), S-2240 (condições ambientais do trabalho, fatores e riscos) e S-2241 (insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial).

“As demandas do eSocial em relação a saúde e segurança no trabalho veem com o objetivo de reestruturação das rotinas e das práticas aplicadas”, conta o gerente de sustentabilidade da Brandili, Leonir Felipe Soliman Filho.

Segundo Leonir a SST e a área de recursos humanos possuem um papel muito importante no eSocial e precisam trabalhar unidas.

“Nós como Núcleo buscamos essa palestra com o objetivo de trazer mais informações sobre o assunto para os nucleados e para a comunidade em geral, sendo que em janeiro de 2019 o eSocial para a área de SST entrará em vigor. Além disso, o conteúdo irá nos preparar para desenvolvemos o eSocial da forma certa dentro dos nossos ambientes de trabalho”, conta o vice coordenador do Núcleo de Segurança no Trabalho da ACIRS, Marlon Klug.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria