Logomarca

Núcleo de Arquitetos da ACIRS fará projeto para asilo Recanto Padre João Venturi

Sala de Imprensa: Notícias 18/04/2017
Núcleo de Arquitetos da ACIRS fará projeto para asilo Recanto Padre João Venturi
Foto: ACIRS

Na terça-feira, 18, o Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) contou com a participação de representantes do Asilo Recanto Padre João Venturi, que abriga hoje 108 idosos de Rio do Oeste e cidades vizinhas. O objetivo do encontro foi solicitar ao núcleo, suporte em um projeto arquitetônico para o abrigo, que pretende ampliar o espaço e fornecer mais conforto. “É uma ampliação que envolve lazer, atividades de motricidade e recepção de familiares dos idosos, um espaço específico de convívio. Viemos buscar parceria, precisamos de uma assessoria técnica de arquitetura”, explica a engenheira voluntária do asilo Dorilene Bagoo Kempner.

A engenheira conta que o asilo tem ambiente de convívio, mas a recepção para visitantes, sala de atividades, de televisão e ambiente de descanso, ficam misturados. “Quem quer assistir televisão não consegue porque do lado tem gente conversando e fazendo outras atividades. Queremos separar e proporcionar mais conforto”, acrescenta Dorilene.

Na reunião, o Núcleo de Arquitetos da ACIRS decidiu que irá fornecer assessoria técnica. No entanto é preciso visitar o asilo. “Ficou designado uma comissão do núcleo para tratar sobre o assunto. O projeto arquitetônico será fornecido, porém, temos que visitar o asilo e fazer uma avaliação. Vamos agendar uma reunião e ir até o local para obter mais informações”, conta a coordenadora do Núcleo de Arquitetura, Carolina Kuhl.

Para captar recursos é preciso ter o projeto concluído. Dorilene acredita que será possível, através de parcerias, conseguir o suporte financeiro necessário. “É um projeto que trabalhamos a médio e longo prazo, mas o ponto de partida é o projeto. Não temos como buscar recursos sem ter o projeto. Hoje temos todas as áreas definidas, executadas, porém com esse projeto se busca dar uma característica melhor de fachada, uma identidade melhor para a entidade. Por isso, penso que não vai ser difícil conseguir esses recursos”.

De acordo com a assistente social do Recanto Padre João Venturi, Fabiana Gonçalves, o projeto irá facilitar as atividades desenvolvidas no asilo e melhorar a qualidade de vida dos idosos. “Hoje, o recanto possuí 108 idosos e mais 64 funcionários, ou seja, são muitas pessoas que se acomodam em um mesmo ambiente. O local atende a demanda, mas se multiplicar os idosos pelo número de familiares que visitam, os ambientes ficam apertados. Quando recebemos visitas de coral ou realizamos jogos temos de montar e desmontar os ambientes. Então, queremos ambientes fixos e definidos”, relata.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui