Logomarca

Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí reúne lideranças cooperativistas em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 10/02/2023
Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí reúne lideranças cooperativistas em Rio do Sul
Evento aconteceu na quarta-feira, 08 de fevereiro

Mais de 250 pessoas participaram da quarta edição do Fórum de Lideranças Cooperativistas, realizado pelo Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). O evento foi realizado nessa quarta feira (8) no Jardim América Casa de Eventos, em Rio do Sul.

Na programação estavam a palestra “Intercooperação e Governança” com Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, e o painel “Pessoas e Inovação” com Fabiana de Souza Medeiros, Diretora de Gente e Cultura da Cooper, e Leonardo Aguiar, médico e palestrante. “O fórum é mais uma iniciativa para colocarmos em prática a missão do núcleo que é promover ações de integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí”, ressalta Marlene Alegri, coordenadora adjunta do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí.

“Estou muito feliz em participar desse evento que mostra o trabalho importante que as cooperativas desenvolvem aqui na região. Iniciativas como essa fortalecem ainda mais o movimento cooperativista”, comenta o Neivor Canton.

A força do cooperativismo no Alto Vale

O Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí começou em 2016. Tem como visão ser agente fomentador do cooperativismo regional, buscando seu fortalecimento e maior representatividade econômica e social. Hoje são 19 cooperativas singulares nucleadas, de quatro ramos: 15 cooperativas de crédito, duas de saúde, uma do ramo agropecuário e uma do ramo de consumo.  

Os números comprovam o quanto a iniciativa e o movimento cooperativista contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale. De acordo com um levantamento do núcleo e da OCESC, são mais 2023 colaboradores, 217 mil cooperados, mais de 4 bilhões em ativos totais e mais de 64 milhões de sobras distribuídas pelas cooperativas da região.

“Acreditamos que o cooperativismo transforma as comunidades onde atua. Por isso, trabalhamos para que ainda mais pessoas conheçam e façam parte desse movimento que contribui para construir um mundo mais justo e melhor para todos”, diz Mariane Caetano Paulakoski, coordenadora do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí.  

Informações: Mariane Caetano Paulakoski – Gerente de Gestão de Pessoas e Camile Feijó Magalhães Grosch – Coordenadora de Comunicação e Marketing | Viacredi Alto Vale

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui