Núcleo de Cooperativas visita a Ocepar no Paraná

Sala de Imprensa: Notícias 08/05/2017
Núcleo de Cooperativas visita a Ocepar no Paraná
Foto: ACIRS

Quem apresentou o Sistema Ocepar para o grupo foi o superintendente da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Paraná, o coordenador de Desenvolvimento Humano, Nelson Costa e a analista de Desenvolvimento Humano, Vanessa Christófoli.

“Nós conseguimos ter uma boa representação das cooperativas na visita. Conhecemos um trabalho que já é realizado há bastante tempo lá. Aprendemos muito” disse o coordenador do Núcleo, Ricardo da Silva.

Mesmo sendo um sistema diferente, os empreendedores do Alto Vale tiveram a oportunidade de saber mais sobre o trabalho de desenvolvimento humano, monitoramento e autogestão, comunicação e planejamento estratégico do cooperativismo paranaense.

“A interação do grupo também foi fortalecida, a viagem, o dia todo em conjunto, o clima foi bem positivo” destacou Ricardo.

Sobre a OCEPAR – Organização das cooperativas do Paraná

A Ocepar foi criada em 1971 em Curitiba no Paraná, integra a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e tem como missão representar e defender os interesses do cooperativismo e sindicalismo cooperativo paranaense, perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como, prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das sociedades cooperativas de seus integrantes. Foi em 1997 a organização passou a também exercer funções de sindicato patronal das cooperativas no Paraná.

O sistema representa hoje 13 ramos do cooperativismo divididos em cinco Núcleos Regionais Cooperativistas, esses grupos são divididos de acordo com a localização geográfica e a área de ação. Os ramos são variados: agropecuário, saúde, crédito, educacional, especial, consumo, infraestrutura, habitacional, mineral, produção, trabalho, transporte, turismo e lazer.