Núcleo de Recursos Humanos da ACIRS conhece estratégias de grandes empresas catarinenses

Sala de Imprensa: Notícias 29/11/2017
Foto:ACIRS

Em busca de mais conhecimento e aprimorar o modo como o RH estratégico está sendo implantado dentro das empresas rio-sulenses, o Núcleo de Recursos Humanos da ACIRS visitou nesta terça-feira, 28, as empresas Embraco e Krona. Durante a visita técnica os nucleados conheceram as histórias das empresas e os processos pelos quais elas passaram para alcançar os objetivos.

“O propósito da visita a Joinville foi especificamente para fazer benchmarking, comparação nas áreas de comunicação interna, em treinamento e desenvolvimento, focando em métodos de treinamentos corporativos, academias de liderança e avaliação de performance. Todas essas práticas podem ser aplicadas por nossas empresas, precisamos apenas fazer ajustes para adequar as devidas proporções”, conta a coordenadora do Núcleo de RH da ACIRS, Uiara Ramos.

Na visita a Krona, os integrantes do Núcleo de Recursos Humanos da ACIRS, puderam conhecer as mudanças que a empresa precisou realizar na comunicação interna para que todos os processos pudessem se desenvolver. A empresa passou a trabalhar com os setores integrados com o objetivo de criar soluções inovadoras.

Ainda durante a visita, os nucleados conheceram um jogo que a empresa desenvolveu para capacitar os colaboradores sobre os propósitos da Krona e o programa Criar Ação, onde os funcionários recebem treinamentos para ocupar futuras posições, com o foco no autoconhecimento.

A Krona é uma empresa que está há 23 anos no mercado desenvolvendo tubos e conexões. Fundada em Santa Catarina, aposta em diferencias para trabalhar com os colaboradores.

“As visitas técnicas são importantes para que os RH das em empresas nucleadas percebam o mundo de ações que estão disponíveis e que podem, sim, ser aplicadas. Existe uma variedade incrível de práticas, que ajustadas, podem ser implementadas, gerando crescimento e desenvolvimento na gestão de pessoas e algumas delas, a um custo muito próximo do zero”, conta a coordenadora do Núcleo de RH da ACIRS, Uiara Ramos.

O Núcleo visitou também a Embraco empresa que desenvolve soluções para a refrigeração, onde conheceram sobre os produtos, os diferenciais da fabricação e os processos desenvolvidos em busca do crescimento de cada setor.

A Embraco trabalha também, com um sistema de avaliação dos funcionários, com o propósito de instigá-los a buscarem o destaque, onde os colaboradores a cada período são classificados em escalas dentro da empresa.

A analista de recursos humanos Paula Biesdorf Ely, contou aos nucleados sobre alguns dos processos que são desenvolvidos pela central de RH. A Embraco investe em processos de feedback com os funcionários, cada líder conversa com o seu setor para identificar dificuldades e necessidades, em busca de melhorar o conjunto. Performance e potencial são duas qualidades que são avaliadas no desenvolvimento dos colaboradores.

“Aprendemos sobre as práticas mais recentes, o que tem contribuído para que empresas do porte da Embraco, que atua a nível de mundo, consigam permanecer desenvolvendo, crescendo, criando e se reinventando. Até mesmo empresas desse porte precisam de ajustes, precisam rever suas práticas e recriar novos processos, novas formas de fazer as coisas. Descobrimos que precisamos desenvolver muito ainda, mas temos a certeza de que, por meio do associativismo, estamos seguindo no caminho certo”, conta a coordenadora do Núcleo de RH Uiara Ramos.

Mais Fotos:Clique aqui para abrir a galeria