Com o intuito de esclarecer qual o papel do líder e como deve acontecer a comunicação interna de uma empresa o Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) trouxe para Rio do Sul a palestra: “Santo de casa faz milagres sim (desde que bem informado e engajado) ”, com a psicóloga Marcela Ribeiro e a especialista em marketing Juliana Rodermel.
Um dos pontos levantados pelas palestrantes foi a importância de o líder conhecer a empresa e saber transmitir aos colaboradores o quanto o trabalho desenvolvido neste ambiente é importante. Além disso, esclarecer propósitos e resultados também faz parte desta função.
“Nosso objetivo é ter uma troca de ideias sobre comunicação interna, mostrar as funções do líder e mostrá-lo que com divulgação as coisas fluem. Comunicação boa com a equipe fará os colaboradores produzirem mais”, explica a especialista em marketing Juliana Rodermel.
Outro assunto discutido foi a importância de fazer o que é falado, não adianta o líder pedir que os colaboradores realizem alguma tarefa se ele mesmo não a cumpre, é preciso dar o exemplo. Entender como a equipe gostaria de ser reconhecida pode transformar esse profissional. O líder é a pessoa que precisa saber comunicar e passar as informações aos demais funcionários. “Trabalhadores com menos dúvidas produzem mais”, conta a especialista em marketing.
“O líder precisa saber reconhecer o trabalho dos seus colaboradores, mas não apenas com brindes, esse não é o fator principal, muitas vezes um abraço de agradecimento é o que o funcionário valoriza. É preciso ter iniciativas de promover a mudança”, destaca Juliana Rodermel.
Durante o evento as palestrantes fizeram uma dinâmica para apresentar aos participantes as dificuldades que existem dentro da maioria das empresas, para que todos pudessem identificar problemas comuns. A ideia foi mostrar que em cada desafio existe uma nova oportunidade.
“Essa palestra é importante para avaliarmos as dificuldades que existem dentro dos nossos setores e mesmo para quem já trabalha essa comunicação que poça identificar melhorias”, conta a coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, Uiara Ramos.
Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria