NIAVI promove palestra sobre NFS-e

Sala de Imprensa: Notícias 17/11/2010
NIAVI promove palestra sobre NFS-e

O N�cleo de Inform�tica do Alto Vale do Itaja� (NIAVI) da ACIRS, em parceria com a Prefeitura de Rio do Sul, promove na quarta-feira, 17 de novembro, duas palestras sobre Nota Fiscal Eletr�nica de Servi�os e Sped Fiscal. O evento ocorre �s 19h, no audit�rio do Instituto Federal Catarinense (IFET). A inscri��o deve ser feita no site www.niavi.com.br e os interessados devem doar 1kg de alimento n�o perec�vel, que posteriormente ser� doado para uma entidade beneficente.

O objetivo, segundo o coordenador do NIAVI, Jean Sandro Pedroso, � apresentar o funcionamento do sistema que ir� gerar a integra��o da Nota Fiscal de Servi�os Eletr�nicas (NFS-e) das empresas rio-sulenses ao sistema da prefeitura. A palestra ser� ministrada pelo secret�rio municipal da Fazenda, Eug�nio Vicenzi. A segunda palestra, sobre SPED, ser� apresentada pelo diretor do NIAVI, Adolir Nunes da Silva, que explanar� sobre o impacto �s empresas.

Na semana passada, dia 10 de novembro, o NIAVI tamb�m reuniu cerca de 40 empresas prestadoras de servi�os e de inform�tica para esclarecer d�vidas do sistema utilizado pela prefeitura para a emiss�o das notas e trocar informa�es sobre a NFS-e, que j� � obrigat�ria para algumas empresas e ser� obrigat�ria a todas as outras empresas enquadradas na lei municipal n� 5.016 a partir de 1� de janeiro/2011 em Rio do Sul.

A obrigatoriedade para as empresas prestadoras de servi�os tem o objetivo de estimular as empresas da cidade a emitir a nota fiscal em sistema eletr�nico atrav�s da internet eliminando o papel. O contratante do servi�o, ao registrar o recebimento do documento, ter� como benef�cio o abatimento de parcela do IPTU atrav�s do c�lculo baseado na al�quota de Imposto Sobre Servi�os (ISS). Com a emiss�o da nota fiscal eletr�nica, a administra��o municipal pretende reduzir a sonega��o do ISS e a informalidade.

De acordo com o coordenador do NIAVI, as empresas est�o tendo algumas dificuldades para integrar os dados ao sistema da prefeitura. Pedroso avalia ainda que, empresas prestadoras de servi�os que emitem a partir de 50 notas fiscais por m�s, devem adquirir um sistema de emiss�o de NFS-e para ganhar agilidade na emiss�o da nota. (devido � grande burocracia do sistema emiss�o da prefeitura.