Nota de pesar da ACIRS pelo falecimento de João Stramosk

Sala de Imprensa: Notícias 14/05/2020
Nota de pesar da ACIRS pelo falecimento de João Stramosk
Foto: Arquivo da família

A Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu ex-presidente e membro do Conselho Superior, o empresário João Stramosk.

João Stramosk nasceu em Rio do Sul em 18 de junho de 1927. Técnico em contabilidade, começou na Metalúrgica Riosulense (hoje RIO) em 1947, como escriturário e em 1954 foi promovido a diretor comercial. Em 1968, passou ao cargo de diretor-presidente e tornou-se proprietário em 1971. No ano de 1988, quando a empresa decidiu abrir seu capital, foi eleito presidente do Conselho de Administração.

Em 1962, João Stramosk atuou como membro da Comissão de Indústria que organizou a 1ª Exposição Feira Regional do Alto Vale do Itajaí (EFRAVI), em Rio do Sul. Presidiu o Rotary Club em 1964 e 1965, período em que foi fundada a Casa da Amizade.

O empresário liderou a então Associação da Indústria e Comércio de Rio do Sul (AICRS) de 1968 a 1972. Antes disso, foi secretário da entidade. Em sua gestão, a ACIRS transferiu à CDL o Serviço de Proteção ao Crédito (atual SPC), como forma de oferecer sustentação financeira à entidade.

À época, a ACIRS também firmou acordo com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) para a autenticação de livros fiscais. Até então, os registros eram feitos em Florianópolis. Em 2020, a parceria irá completar 50 anos.

Durante sua gestão, a ACIRS apoiou e participou da criação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e forneceu a primeira lista tríplice ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para a definição da Junta de Conciliação instalada em 1971, em Rio do Sul. Nos últimos anos, Stramosk acompanhou diversas reuniões do Conselho Superior, formado pelos ex-presidentes da associação. Em 2017, o industrial deu nome à primeira edição do Prêmio de Inovação ACIRS – João Stramosk, organizado pelo Núcleo de Inovação em parceria com o Observatório Social do Brasil – Rio do Sul.

João Stramosk também se destacou como líder sindical. Presidiu o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS), de 1975 a 2001. Ingressou na diretoria da Federação das Indústrias (FIESC) em 1980, onde ocupou ainda a função de vice-presidente regional. Ainda nos anos 80, foi membro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Participou, ainda, do Conselho Fiscal da CELESC.

Ao longo de sua trajetória, Stramosk colaborou com diretorias e conselhos de clubes, entidades beneficentes, da comunidade católica e de instituições de ensino. Contribuiu de forma expressiva e muitas vezes silenciosa, com a comunidade local. Foi um dos principais incentivadores do SENAI e do SESI no município.

Em 1992, recebeu o Prêmio CNI de incentivo à qualidade e produtividade, em Brasília, honraria entregue pelo então ministro das relações exteriores Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, pela FIESC.

O ex-presidente da ACIRS faleceu na manhã desta quarta-feira, 14, em sua residência. “Sereno e em paz, aos 92 anos”, segundo nota emitida pela RIO, a quem dedicou mais de 70 anos de sua vida. Devido à pandemia e seguindo as normas de restrição social, não será realizado velório aberto ao público; apenas um adeus reservado à família.

Diante de tão expressiva perda, nossos sentimentos a todos os familiares, amigos e o justo reconhecimento desta associação empresarial por todo o legado deixado por este grande rio-sulense, senhor João Stramosk.

Rio do Sul, 14 de maio de 2020

Eduardo Schroeder