Novo prédio do Lar da Menina será projetado pelo Núcleo de Arquitetos da ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 01/12/2017
Novo prédio do Lar da Menina será projetado pelo Núcleo de Arquitetos da ACIRS
Foto: ACIRS

O Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) embarca em um novo projeto social para 2018. A proposta veio com um convite da prefeitura de Rio do Sul para projetar um novo prédio para o Lar da Menina do município.

Segundo a coordenadora do Lar da Menina Débora Bilck Maciano, o Tribunal da Justiça exige que o prédio se adeque às novas necessidades, mas não existe a possibilidade de reformá-lo. Débora conta que a estrutura precisa de algumas padronizações e hoje o espaço é muito grande para a média de crianças e adolescentes abrigados.

“O Lar da Menina precisa de um novo prédio porque a construção atual existe desde 1959 e já não comporta mais as necessidades do Lar. O ambiente de hoje é muito grande, com cara de orfanato e não é essa a impressão que queremos passar”, conta a coordenadora do Lar da Menina, Débora Bilck Maciano.

Débora conta que a construção não tem data para começar ou terminar, e que o Tribunal da Justiça só exige do Lar que o processo comece a ser realizado. A coordenadora fala também que não existem fundos para a construção, mas que com o projeto pronto a busca pelos apoiadores ficará mais fácil.

As diversas entidades envolvidas estiveram reunidas para discutir quais os primeiros passos para o projeto. Novos encontros serão marcados para discutir quais decisões serão tomadas. Agora a proposta será apresentar aos arquitetos quais as necessidades que o novo prédio deverá comportar, entre elas quartos para até 20 crianças. A ação será feita totalmente de forma voluntária.

“Convidamos o Núcleo para participar do projeto, pela capacidade técnica dos integrantes do grupo e pelo desempenho alcançado em outras propostas já desenvolvidas pelos nucleados”, conta o diretor técnico de Gestão e Inovação da prefeitura de Rio do Sul, Odair da Rosa.

“Fomos escolhidos em meio a um grupo de trabalho para participar do projeto. E isso é muito legal, mostra que as atividades desenvolvidas pelo Núcleo estão realmente alcançando os propósitos. Além disso, será mais uma oportunidade para apresentarmos o nosso trabalho e a força que o grupo possui”, conta o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Ramon Testoni.