NST alerta para a importância da ginástica laboral

Sala de Imprensa: Notícias 26/03/2013
NST alerta para a importância da ginástica laboral

Cansaço, stress, lesões, fadigas musculares, são algumas das consequências para quem fica horas sentado em frente ao computador, ou manuseando máquinas, sem descanso. O Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) destaca a importância da ginástica laboral para esses problemas.

A ginástica laboral é a prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos colaboradores, dentro do próprio local de trabalho, durante a jornada diária. Os benefícios imediatos da atividade estão relacionados com o aumento do bem-estar físico e mental, propiciando a realização de tarefas com menos fadiga e desconforto muscular.

�Parar por cinco ou dez minutos, se alongar, sair do ritmo intenso de trabalho e relaxar um pouco pode ser a solução para problemas futuros. Geralmente, os profissionais estão tão atarefados, que não se permitem fazer isso, mas é de fundamental importância que os empregadores estimulem a ginástica laboral�, conta o coordenador do NST, Edélcio Hildebrandt.

Entre os benefícios está o aumento da produtividade, redução de stress e doenças ocupacionais e diminuição de gastos com despesas médicas. Além disso, a ginástica laboral melhora o bom humor, promove o bem-estar, ânimo e disposição para o trabalho, bem como a melhoria no relacionamento entre empresa e colaboradores.