Núcleo de Cooperativas da ACIRS divulga números do impacto positivo do setor no Alto Vale do Itajaí

Dados foram apresentados no Fórum de Lideranças Cooperativistas

Cooperar é se unir para o bem comum. E os números do setor, divulgados pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), comprovam o quanto o cooperativismo é importante para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale. Ao todo são 19 cooperativas de diferentes segmentos  que geram mais de 2,2 mil empregos diretos e unem mais de 273 mil cooperados, o que representa mais de 80% da população da região. O percentual é maior do que a média do estado de Santa Catarina. Hoje, mais de 2,6 milhões de catarinenses, ou seja, mais da metade da população do Estado faz parte de uma cooperativa.

Divididas em quatro ramos – crédito (15), saúde (2), consumo (1) e agropecuário (1) – as cooperativas no Alto Vale administravam mais de R$ 11 bilhões em ativos em 2023, um crescimento de 54,70% em relação a 2022.

No ano passado as cooperativas juntas alcançaram o resultado de mais de R$ 138,5 milhões em sobras, um crescimento de 58,27% nos valores que também representam ganho para a economia local. Em 2023 foram registradas mais de 158 mil participações nos eventos promovidos pelas cooperativas da região. “O cooperativismo promove a prosperidade nos lugares em que atua. Queremos seguir disseminando esse movimento, desenvolvendo pessoas e a economia da região para construir comunidades melhores para todos”, diz Leandro Linhares, coordenador adjunto do Núcleo.

O futuro do cooperativismo

Os números foram divulgados no Fórum de Líderes Cooperativistas, promovido pelo Núcleo nessa quinta-feira (20/6), em Rio do Sul. No encontro um painel sobre o futuro do cooperativismo contou a participação de Adelino Sasse, Diretor da Ailos, e de Agnaldo Abila, Diretor da Unicred.

“Eu participei da primeira reunião do Núcleo de Cooperativas aqui do Alto Vale. Ver, depois de alguns anos, a força desse núcleo é fantástico. Todos os assuntos abordados no encontro são importantes e vamos colher frutos por estar refletindo e agindo sobre esses temas, comenta Agnaldo Abila.

“Muito bom estar nesse ambiente que já transpira o cooperativismo. Saímos energizados em participar porque aqui de fato as pessoas fazem as coisas acontecerem. Os números apresentados pelo Núcleo me impressionaram. E é inspirador ver como as pessoas estão se apaixonando cada vez mais por esse movimento”, completa Adelino Sasse.

Mais sobre o Núcleo das Cooperativas

O Núcleo de Cooperativas da ACIRS foi criado em abril de 2016. A iniciativa tem como objetivo promover a integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí.

Participam do Núcleo: Cooper, Cravil, Credcrea, Cresol Apiúna, Cresol Dona Emma, Cresol Pouso Redondo, Cresol Vale Europeu, Cresol Vitor Meireles, Cresol Witmarsum, Sicoob Alto Vale, Sicoob Crediplanalto, Sicoob Maxicrédito, Sicoob Multicredi, Sicredi Cooperação RS/SC, Sicredi Integração de Estados RS/SC, Unicred, Unimed Alto Vale, Uniodonto e Via