NUME participa de palestra sobre gestão de marca

Sala de Imprensa: Notícias 02/09/2015
NUME participa de palestra sobre gestão de marca
Capacitação NUME

Dicas e explicações sobre Marketing e Branding foram apresentadas na tarde desta quarta-feira (02), na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), para as integrantes do Núcleo da Mulher Empresária (NUME). Leandro Hiendlmayer e Liara Morgana Neumann, da SA2 Design e Comunicação, falaram sobre teorias e experiências a respeito do assunto.

Liara esclareceu que o marketing envolve muito mais do que propagandas em veículos de comunicação. “A evolução do marketing aconteceu a partir da Revolução Industrial e naquela época era conhecido como marketing 1.0, pois o foco era produzir primeiro para depois pensar em como vender”, contou Liara. Já no marketing 2.0, quando surgiu a Tecnologia da Informação (TI), o foco passou a ser a emoção do público. Atualmente, presenciamos o marketing 3.0, onde impera a consciência socioambiental, com a preocupação pela melhoria do meio onde vivemos.

Também foram esclarecidos alguns mitos durante o evento. “O Marketing não cria necessidades, mas transforma um desejo em uma necessidade”, complementou Liara. As estratégias de Marketing contemporâneas exigem que as empresas conheçam seus clientes, aprimorem os relacionamentos, pensem de forma global, inovem e contem suas histórias para cativar o interesse por seus produtos ou serviços.

O conceito sobre LoveMarks também fez parte da explanação. “As LoveMarks envolvem valores como respeito e amor pela marca. A compra é sempre irracional. Por isso o profissional de marketing deve conhecer o comportamento do público alvo. O marketing é uma ciência, já que comprova os fatos com base em pesquisas”, concluiu Liara.

O assunto seguinte foi o Branding, abordado por Leandro Hiendlmayer. “Branding é um processo de construção da cultura da marca e gestão dos pontos de contato”, argumentou Leandro. Ele mostrou como a ferramenta funciona ao apresentar o case de um cliente da SA2. Também fez uma analogia entre o Marketing e o Branding, explicando de que forma os dois se completam. “O Branding traz para a marca a longevidade, exclusividade, diversidade de produtos, atuação global e posicionamento”, finalizou.