Logomarca

Os números do cooperativismo no Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 06/09/2016
Os números do cooperativismo no Alto Vale

A união faz a força não é mero clichê no Alto Vale do Itajaí. Dos 28 municípios da região, 24 possuem cooperativas, que juntas atendem mais de 80,5 mil cooperados e a população em geral. São 20 instituições, divididas nos seguintes ramos de atividades: produção (01), consumo (01), agropecuário (03), saúde (02) e crédito (13). O setor também gera 1,2 mil empregos diretos.

Estes e outros dados foram divulgados pelo Núcleo de Cooperativas, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), após um levantamento sócio econômico. Outra informação da pesquisa é que, enquanto em 2015 o Brasil tinha 7,18% da população com vínculo em cooperativas, Santa Catarina estava com 27,99% e o Alto Vale com 29,89%. Ou seja, nossa região supera a porcentagem nacional e estadual, na proporção do número de cooperados. Também em 2015, foram registradas mais de 40 mil participações nos eventos promovidos pelas cooperativas daqui, o que representa mais de 50% do quadro social. E, dos R$ 103 milhões arrecadados em tributos no Alto Vale do Itajaí, as cooperativas foram responsáveis por cerca de R$ 13 milhões.

Pela importância do setor na região, em agosto de 2015, dirigentes das cooperativas tiveram a ideia de criar um núcleo na ACIRS. A iniciativa foi prontamente acatada pela associação e em abril deste ano foi constituído o grupo com a missão de “promover ações de integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí”.

Participam atualmente a Unimed Alto Vale, Sicoob Alto Vale, CredCrea, Cravil, Cresol, Uniodonto, Cooper, Cooperfavi, Viacredi Alto Vale, Sicoob MaxiCrédito, Sicoob Crediplanaldo e Unicred. Entre as ações já realizadas pelo núcleo estão o Dia de Cooperar (Dia C) e o 1º Fórum das Cooperativas do Alto Vale do Itajaí. Acompanhe as atividades no site www.acirs.com.br.

 

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui