Palestra aborda os impactos do Bloco K nas empresas

Sala de Imprensa: Notícias 21/10/2015
Palestra aborda os impactos do Bloco K nas empresas
Dia da Inovação

O Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI), da ACIRS, foi convidado pelo SEBRAE para participar da realização da palestra “Bloco K e os impactos nas empresas”. A exposição foi realizada na noite de terça-feira, 20 de outubro, no GTEC e fez parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os consultores Angélica de Souza e Michel Bento, da New Vale Sistemas, nucleada do NIAVI, levaram informações a cerca dessa nova obrigação do “Sistema Público de Escrituração Digital” (SPED), que integra as informações de uma empresa com a contabilidade. Angélica explicou o que envolve o SPED e qual será a finalidade do Bloco K, entre elas a de controlar a produção e o estoque.

“Será um roteiro de produção, cujas informações a Receita Federal poderá utilizar para identificar a sonegação de impostos, por exemplo”, salientou a consultora. Um dos requisitos para atender as exigências do Bloco K é ter em funcionamento a contabilidade de custos. “O importante não é se preocupar apenas em atender o fisco, pois o Bloco K traz benefícios como a melhoria na gestão do negócio”, complementou ela. As explicações continuaram com Michel Bento falando sobre como deve ser o arquivo a ser enviado e quem são os envolvidos no processo.

A obrigatoriedade de entrega do Bloco K acontecerá em três períodos – janeiro de 2016, 2017 e 2018 – conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das empresas. “É preciso encarar o tema como um projeto de longo prazo, que pede a implantação de mudanças para atender as obrigações. Os gestores devem entender o SPED como uma oportunidade de melhoria, de profissionalização do trabalho e não como mais uma fiscalização”, argumentou Adolir Nunes da Silva, coordenador do NIAVI. Após as explicações, o público tirou dúvidas e trocou experiências sobre o tema.