Palestrante revela a essência do empreendedorismo

Sala de Imprensa: Notícias 09/09/2015
Palestrante revela a essência do empreendedorismo
RSL sedia o Encontro Regional de Jovens Empreendedores

Empreender não significa apenas abrir um negócio. “Empreender é transformar o mundo ao nosso redor de forma qualitativa”, afirmou Hilsdorf, ao citar a frase de Mahatma Gandhi para uma plateia com mais de 450 pessoas, durante a palestra “Faça a diferença com atitudes empreendedoras”, realizada durante o 12º Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE). O evento, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), aconteceu na noite de terça-feira, 08 de setembro, no Cine Teatro Dom Bosco.

Hilsdorf abriu o encontro lembrando as evoluções tecnológicas da humanidade, salientando que vivemos na era do “discernimento”. “Precisamos compartilhar os conhecimentos para multiplicar as possibilidades, para tornar a vida melhor”, disse o palestrante. Ele citou as incoerências dos seres humanos, os benefícios da diversidade de opiniões para as empresas e, como os jovens seguem um líder, não pelo cargo que este possua, mas pela admiração que desperta com suas atitudes.

No mundo do empreendedorismo, explicou Hilsdorf, há dois tipos de empresas, a tradicional, que pode entrar em falência por má gestão ou por se tornar obsoleta, e a evolutiva, que possui chance de permanecer no mercado caso se aperfeiçoe continuamente. “O empreendedor não prevê o futuro, ele procura os meios para realizar sua visão de futuro. Observa as tendências para estar na hora e no lugar certo. Caso não tenha habilidades para realizar seu projeto, procura parcerias”, completou.

Por fim, o palestrante explicou as principais tendências no mundo dos negócios: convergência, onde há a união de tecnologias; fusões e aquisições cada vez mais constantes; sustentabilidade; atendimento em tempo integral e oferta de experiências para os clientes. Ele falou ainda sobre os avanços da ciência em desvendar o funcionamento do cérebro humano e qual a relação disso com os hábitos empreendedores. “Os empreendedores são pessoas diferentes, pois enfrentam os medos e batem de frente com as dificuldades, enquanto todos desistem”, concluiu.

O coordenador do ERJE, Joel Rodrigues, já assistiu a palestra em outra ocasião e se inspirou nas informações que recebeu para dar início aos seus empreendimentos, a JK Bike e a Woie Bike. “Crie, organize, acredite e faça acontecer. Os resultados serão apenas o combustível para tornar você ainda melhor!”, esse foi o aprendizado de Rodrigues durante o evento.

Confira outras fotos:
Clique aqui para abrir a galeria