Pensando no turismo de Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 22/08/2014
Pensando no turismo de Rio do Sul
Representante do SENAC e da prefeitura participaram do encontro

Eles também dependem da movimentação de turistas na cidade. Por isso, os empresários do Núcleo de Gastronomia, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), receberam dois convidados durante a reunião do grupo, na quinta-feira, 21 de agosto. O primeiro foi Ivan Demarchi, do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), que informou sobre as capacitações que estão sendo realizadas na área de turismo e gastronomia.

Uma delas é um curso técnico gratuito, que inicia no dia 1º de setembro e tem duração de um ano e meio, para formar Guias de Turismo. “Nosso objetivo é formar profissionais que possam contribuir com a potencialização do turismo na região”, afirmou Demarchi. O curso já vem sendo desenvolvido em algumas cidades do estado.

Outra opção é um workshop, também gratuito, sobre Informações Turísticas, oferecido em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, e voltado para quem trabalha em restaurantes, padarias, pontos de táxi, assim como para o poder público e polícias. “A ideia é preparar estas pessoas para orientar os visitantes e também explorar o roteiro turístico”, explicou. O workshop será realizado em três dias de teorias, mais um city tour no final, para que os participantes visualizem as opções existentes. A data ainda será definida.

Também participou da reunião a turismóloga Joanna Pellizzetti, da prefeitura. “Queremos alinhar os trabalhos, perspectivas e anseios do setor”, revelou Joana. Ela contou que a legislação do Conselho Municipal de Turismo precisa ser atualizada para uma maior aproximação do poder público com o trade turístico. “Pretendemos trabalhar na instalação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no município e na região. O poder público é apenas um agente, quem faz o turismo é a iniciativa privada, somos um suporte e precisamos saber quais são as suas necessidades”.

Joana contou sobre as principais atividades que estão sendo encaminhadas por sua equipe, como o fortalecimento do projeto Quatro Cantos, as capacitações, a revisão de estatuto da Associação de Turismo Rural, a operacionalização dos pórticos turísticos, entre outras ações. Após sua apresentação, os integrantes do núcleo deram algumas sugestões baseadas nas demandas das empresas que atuam no ramo da gastronomia.