Planejamento estratégico da Bovenau é apresentado ao Núcleo Eletro Metalmecânico

Sala de Imprensa: Notícias 21/08/2014
Empresários aproveitaram para fazer perguntas sobre a gestão da Bovenau

Há 25 anos no mercado, a Metal Técnica Bovenau passou por várias experiências. E foi para conhecer os modelos de gestão da empresa que os integrantes do Núcleo da Micro e Pequena Indústria Eletro Metalmecânica (NEMM) participaram de uma visita técnica na manhã de quinta-feira, 21 de agosto. O grupo foi atendido pela coordenadora de Qualidade, Daniela Maschio, que fez um relato sobre a história da Bovenau, fundada em 05 de dezembro de 1989 e que hoje integra o grupo Cassava. “Somos, atualmente, o maior fabricante de macacos hidráulicos nas Américas”, afirmou Daniela.

Ela explicou os tipos de clientes que a empresa possui e as exigências que precisam cumprir para alguns deles, como a certificação pela ISO TS 16949, ISSO 14001 e Marcação CE. Também comentou sobre os produtos fabricados e os que são importados da China para revenda, mediante testes de qualidade. As estratégias para superar a situação atual do mercado e transformar ameaças em oportunidades foi outro assunto que entrou em pauta.

Mas o motivo principal da visita foi a apresentação do modelo de Planejamento Estratégico (PE) utilizado. “É extremamente importante ter um Planejamento Estratégico, independente do porte da empresa. É preciso ter visão de onde se quer chegar”. O PE da Bovenau é construído com a participação da diretoria e dos gestores de cada área. “Isso é essencial para a troca de ideias e geração de soluções”. Daniela detalhou ainda como executam o planejamento, quais os erros que cometeram e quais as correções aplicadas.

“A palestra sobre o Balanced Scorecard (BSC), realizada na quarta-feira, e a visita na Bovenau fazem parte da preparação para o curso de BSC, uma das ações do projeto “Fortalecimento de Polos Industriais – Eletrometalmecânico Vale do Itajaí”, do SEBRAE, oferecido ao núcleo. Isso tudo é muito importante para o aprendizado que teremos a partir de setembro, quando começa o curso”, afirmou o coordenador do NEMM, Cândido Ernesto Prada.

O NEMM foi criado pela ACIRS e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS). A próxima visita técnica será na Rioar Automação Industrial, que também utiliza ferramentas do BSC.

Clique aqui para abrir a galeria