Portfólio do Senai é apresentado durante workshop

Sala de Imprensa: Notícias 17/10/2013
Portfólio do Senai é apresentado durante workshop
O workshop Automação e Inovação, promovido na terça-feira, 15 de outubro, trouxe para empresários do setor Eletro Metalmecânico, o portfólio de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento foi organizado pelo Senai, em parceria com o Núcleo das Micro e Pequenas Empresas Eletro Metalmecânicas (NEMM) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS).

As apresentações foram feitas pelos técnicos do Instituto Senai de Tecnologia, de Florianópolis, e o Instituto Senai de Inovação, de Joinville. O IST desenvolve serviços e soluções tecnológicas para o aumento da competitividade da indústria nacional. Já o ISI atua em diversas áreas tecnológicas, em especial do segmento metalomecânico, com o foco em pesquisa, inovação e tecnologia, e atende três grandes plataformas tecnológicas: Desenvolvimento de produtos metalomecânicos; engenharia de materiais; tecnologia da manufatura e processos produtivos.

Entre os temas abordados, destaque para a Balança Comercial Brasileira, a situação do Brasil na competitividade global e, o cenário nacional de inovação em comparação com o modelo alemão. O público também recebeu informações sobre o que fazer para melhorar a competitividade, como está a política nacional de inovação, quais as ações para fortalecer o sistema de inovação e a formação de recursos humanos.

Foi apresentado ainda a presença atual do Senai no Brasil. A instituição compõe a maior rede privada de educação profissional e serviços tecnológicos, atuando em 28 setores. Possui 809 Unidades Operacionais. Os técnicos falaram também a respeito das estratégias do Senai para as áreas de Tecnologia e Inovação, com investimento de R$ 776,5 milhões para a modernização e ampliação das escolas.

TEXTO: Debora Claudio (ACIRS)

FOTOS: Guilherme Paulakoski (SIMMMERS)