Presidente da ACIRS defende a redução da carga tributária e mais investimentos em infra-estrutura

Sala de Imprensa: Notícias 30/10/2007

O presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Lino Rohden, voltou a defender a necessidade de uma reforma tribut�ria e de investimentos em infra-estrutura para garantir o desenvolvimento econ�mico brasileiro. Foi na sexta-feira, 26, durante um almo�o que reuniu empres�rios e lideran�as pol�ticas com a senadora Ideli Salvatti, na capital do Alto Vale do Itaja�.

Rohden frisou que os empres�rios do estado t�m conseguido manter a competitividade dos neg�cios; resultado do esfor�o e da capacidade dos catarinenses de enfrentar as adversidades. �Precisamos de mais infra-estrutura e de menos impostos. Pagamos muitos impostos e a maioria dos empres�rios � contra a aprova��o da CPMF�. Esses fatores cr�ticos, combinados ao Real valorizado, tem sido letais para muitas empresas, garantiu Rohden.

Em resposta, a senadora foi categ�rica. �N�s vamos aprovar a nova CPMF. O governo n�o pode e n�o vai abrir m�o de R$ 36 bilh�es�. Ideli afirmou ainda que o Governo Federal est� estudando uma contra-partida, como a diminui��o de encargos trabalhistas.

Ideli ressaltou ainda o comprometimento do governo em evitar n�o apenas um apag�o log�stico, e sim, um apag�o de m�o-de-obra no pa�s. �Estamos investindo na constru��o de centros federais de educa��o em todos os estados. Rio do Sul tamb�m est� recebendo recursos para esta �rea�.

Durante o encontro, o prefeito Milton Hobus solicitou o apoio da senadora ao F�rum Catarinense Pr�-Ferrovia e a libera��o, junto ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT),  de obras de melhoria da BR-470 na travessia urbana de Rio do Sul. Os empres�rios aproveitaram o encontro para cobrar tamb�m a duplica��o de toda a extens�o da rodovia e n�o apenas do trecho previsto no Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC).

A senadora garantiu aos empres�rios que o cronograma de duplica��o da BR-470 segue dentro da normalidade e que o pedido de impugna��o, que paralisou o processo licitat�rio para a contrata��o dos estudos de impacto ambiental, est� sendo avaliado pela Advocacia-Geral da Uni�o.