Presidente da Conaje estará em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 18/11/2005
Presidente da Conaje estará em Rio do Sul

O presidente da Confedera��o Nacional dos Jovens Empres�rios, Doreni Caramori J�nior, apresenta palestra e participa de reuni�o com integrantes da Junior Chamber International Brasil (JCI) em Rio do Sul na pr�xima ter�a-feira, 22 de novembro. A reuni�o, durante a qual ser� realizada a palestra sobre o movimento jovem empresarial, inicia �s 20h 30, na sede da JCI. Durante o dia, Caramori participa de almo�o com jovens empreendedores para estimular o fortalecimento do movimento local.

A programa��o do presidente da Conaje tamb�m prev� audi�ncias com o presidente da AMAVI – Associa��o dos Munic�pios do Alto Vale do Itaja�, com o prefeito do munic�pio, com o Secret�rio de Desenvolvimento Regional em Rio do Sul, com o com Presidente da ACIRS – Associa��o Comercial de Rio do Sul e com o Reitor da UNIDAVI.

Precisamos lutar contra as dificuldades estruturais que atrapalham a continuidade das empresas brasileiras, como a legisla��o trabalhista e a alta tributa��o, mas tamb�m lutar pela implanta��o de uma educa��o empreendedora para a nossa juventude, j� que s�o poucos os que enxergam o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira�, explica o presidente da Conaje, destacando as principais lutas do movimento jovem empres�rio no Brasil.

A Conaje

A Confedera��o Nacional dos Jovens Empres�rios (Conaje) representa hoje dez mil jovens empres�rios, liderando um movimento que vem ganhando for�a e representatividade em todo o pa�s. Hoje, a entidade � respons�vel por estimular o empreendedorismo entre os jovens brasileiros atrav�s de tr�s motes principais: orienta��o e capacita��o profissional, representatividade e troca de experi�ncias atrav�s de uma complexa rede de relacionamentos. Entre os objetivos principais da Confedera��o est� o estabelecimento de pol�ticas e pr�ticas institucionais que incluam os empreendedores de pequeno porte nas primeiras categorias de estrat�gias de desenvolvimento do Brasil.

Este objetivo � perseguido atrav�s da participa��o em �rg�os como o Conselho de Desenvolvimento Econ�mico e Social e o Conselho Nacional da Juventude, do Governo Federal. A Conaje tamb�m � uma das Confedera�es a possuir assento no Conselho Consultivo do Programa Nacional de Est�mulo ao Primeiro Emprego e no F�rum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Al�m disso, � a �nica entidade de jovens do mundo a possuir a chancela da ONU atrav�s do Global Compact.

A estrutura do movimento de jovens empres�rios brasileiros come�a nos n�cleos estaduais, que congregam as Associa�es de Jovens Empreendedores (AJEs) municipais. Hoje 20 estados do Brasil possuem n�cleos ligados � Conaje, mas a Confedera��o planeja um processo de expans�o para todos os estados do Pa�s at� a metade de 2006.

Em n�vel municipal:

• Os n�cleos de jovens empres�rios municipais das associa�es promovem encontros com os empres�rios das regi�es que tenham experi�ncias de sucesso ou insucesso para repassarem;
  • Realizam grupos de estudos;
  • Se re�nem periodicamente para estudar suas necessidades de a�es locais e como forma de networking.

Estadualmente:

• Promovem miss�es empresariais a estados e pa�ses de interesse da economia local;
  • Organizam eventos de capacita��o,
  • Estabelecem parcerias com universidades para realizar rodadas de debates
  • Organizam visitas a empresas de sucesso
  • Encontram-se atrav�s da promo��o de eventos estaduais.

Diretoria de Comunica��o � CONAJE