Primeira etapa do projeto Geração Empreendedora chega ao fim em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 19/09/2017
Primeira etapa do projeto Geração Empreendedora chega ao fim em Rio do Sul
Foto: ACIRS

O projeto Geração Empreendedora recebeu nesta semana o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, que apresentou a história de vida, contou sobre a carreira profissional, a participação no Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e como ingressou na política. Além disso, explicou aos estudantes como se tornou prefeito.

“Fico muito entusiasmado em poder conversas com esses estudantes que estão animados e que almejam um futuro melhor. Como Poder Público precisamos ter o espírito empreendedor todos os dias e o Geração Empreendedora vem de encontro com isso”, conta Thomé.

O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da ACIRS Lucas Manoel Fronza, explicou aos integrantes do Geração Empreendedora sobre os tipos de empresas que existem entre elas, a Ltda, S/A e a EIRELI.“Falar para esses jovens sobre como as empresas são constituídas e porque são feitos os cadastros para a abertura de empresas é auxiliá-los para a escolha de um futuro projeto de negócios”, conta Fronza.

Um dos assuntos levantados durante o encontro desta semana foi o quanto o associativismo é importante para o dia a dia dos empresários. “É incrível ver como esses estudantes absorveram o conceito de associativismo e de empreendedorismo”, destaca o coordenador.

O integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores Felipe Magnani, apresentou aos estudantes como é desenvolvido o trabalho dentro da empresa que atua junto com o pai, a Papéis Magnani. Ela que foi a vencedora na categoria modelo de negócio e destaque Inovação no Prêmio de Inovação João Stramosk, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação da ACIRS.

Outra participante do Núcleo de Jovens Empreendedores, que apresentou seu case aos alunos do Geração Empreendedora, foi a blogueira Diana Schneider, que faz da internet o seu espaço de trabalho. A empresária contou sobre a trajetória e os desafios que precisaram ser vencidos a cada dia. Diana ainda destacou o quanto o aperfeiçoamento é importante, que é sempre necessário estar se capacitando, fazendo cursos e estar buscando novas formas de conhecimento sempre.

Já o advogado Marcos José Poffo, contou aos estudantes como que ingressou no direito e os obstáculos que precisou superar para conseguir advogar. Explicou sobre sua história de vida simples, onde estudou, da família que sempre foi sua base para alcançar os objetivos e falou também dos cargos que ocupa atualmente entre eles a presidência da Junior Chamber International (JCI).

Uma das atividades desenvolvida pelos integrantes do Geração Empreendedora, no último encontro, foi a prática da oratória, onde os jovens fizeram algumas dinâmicas e puderam aprender táticas para inibir o medo de falar.

A estudante Bruna Gradowsky, contou o quanto participar do projeto está sendo importante para a escolha da futura profissão. “A experiência é maravilhosa, as palestras e cases apresentados nos preparam para o mercado, estamos tendo muitas oportunidades. Além disso, o Geração Empreendedora está abrindo novos horizontes e proporcionando novas oportunidades de conhecimento”.

O Geração Empreendedora é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e conta com o envolvimento do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC), o Conselho Estadual da Mulher Empresaria de Santa Catarina (CEME) e o Núcleo dos Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Mais Fotos:Clique aqui para abrir a galeria