Profissionais de gastronomia apostam em capacitações para oferecer mais qualidade aos consumidores

Sala de Imprensa: Notícias 19/03/2018
Foto: ACIRS

Muito se fala da importância nos cuidados com a higiene e a manipulação dos alimentos, das técnicas de preparo, da temperatura que garanta que o alimento não seja contaminado por bactérias e fungos, do armazenamento correto, entre outros aspectos fundamentais para evitar contaminação e possíveis Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s).

O Brasil descreve a segurança alimentar como: garantia a todos de alimentos básicos em quantidades suficientes, com base em práticas alimentares saudáveis.

Além dos cuidados, outra questão que preocupa os profissionais que produzem e manipulam os alimentos são as intolerâncias e as alergias que muitas pessoas desenvolvem para certos produtos como: leite e a farinha. Pesquisas globais mostram que quase três em cada quatro pessoas no planeta (75%) reage mal aos derivados do leite. No Brasil, estima-se que 40% da população possua intolerância à lactose.

“Intolerâncias e alergias têm se manifestado cada vez mais nas pessoas. Diariamente, temos clientes que precisam de informações sobre a formulação dos pratos. É nossa obrigação estar sempre atentos ao tema”, conta o coordenador do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Rio do Sul, Valcir Kempner.

Como forma de garantir a qualificação continua nas empresas, os integrantes do Núcleo de Gastronomia da ACIRS participam nesta semana de um workshop sobre segurança alimentar. “Este conteúdo servirá para estarmos sempre atualizados com as novas tendências de consumo. Garantir a qualidade nutricional dos alimentos é fundamental e faz parte da nossa função como empresários do setor de gastronomia”, conta a integrante do Núcleo, Luana da Rosa.