Rio do Sul sediou um importante encontro de capacitação dos multiplicadores do Programa Geração Empreendedora, promovido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. O evento, realizado em 10 de junho, na sede da ACIRS – Associação Empresarial de Rio do Sul, reuniu representantes de diversas regiões do estado, todos comprometidos em fomentar o espírito empreendedor entre os jovens catarinenses. As capacitações aconteceram em três cidades do estado, em Florianópolis, Rio do Sul e Chapecó.
A participante do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acirs, Ádria Mayara da Silva, também diretora adjunta do Programa Geração Empreendedora do Cejesc destaca como o projeto vem sendo reconhecido com grande participação. “Utilizando uma metodologia desenvolvida pela FACISC, replicamos o programa em todas as cidades participantes. Este ano, estamos muito felizes por termos 65 cidades envolvidas, um número significativo para a edição de aniversário de dez anos do projeto”, finaliza.
Nestes 10 anos de Geração Empreendedora capacitou e inspirou milhares de jovens ao empreendedorismo e associativismo, prova disso é o multiplicador Everson Alexandre, nucleado da Associação Empresarial de Pouso Redondo – AEP.
“Em 2016, tive a oportunidade de participar do Programa Geração Empreendedora como aluno, e foi uma experiência incrível. Naquela época, era um dos poucos projetos disponíveis para o ensino médio, e nossa turma ficou muito empolgada. Participar desse projeto não só ampliou meus conhecimentos, mas também enriqueceu meu currículo e me ajudou bastante quando entrei no mercado de trabalho. Agora, como multiplicador, estou muito animado em poder contribuir e retribuir, ajudando outros jovens a terem a mesma oportunidade de crescimento e aprendizado que eu tive”, finaliza Everson.
O Programa Geração Empreendedora tem como objetivo incentivar a cultura empreendedora e preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável. Durante o encontro, os multiplicadores participaram de uma série de atividades e workshops voltados para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos.
“Finalizamos a etapa de capacitações dos multiplicadores, a partir de agora eles terão a missão de convidar os alunos para participar e, no segundo semestre deste ano, implantar a metodologia e prepará-los para as bancas onde ele apresentarão suas empresas fictícias criadas no decorrer do programa”, avalia Sueli Laube Bonessi, diretora do Geração Empreendedora pelo CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária.