Projeto Empreendedor Mirim chega à ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 11/10/2007
Projeto Empreendedor Mirim chega à ACIRS

Alex de Moraes e Jaqueline Cristina Kalbusch, estudantes da s�tima s�rie do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), acompanharam o trabalho da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) durante a manh� da quinta-feira, 11. A atividade, denominada Empreendedor Mirim, � uma oportunidade de contato dos alunos com a rotina dos empres�rios e o mercado de trabalho.

O projeto Empreendedor Mirim, desenvolvido junto aos estudantes da disciplina de Empreendedorismo do Ceplas, tem os objetivos de aproximar os jovens do ambiente empresarial, auxiliar na escolha da profiss�o e estimular a utiliza��o do conhecimento te�rico na compreens�o da atividade empreendedora.

Na ACIRS, os estudantes mantiveram contato com profissionais formados em diversas �reas do conhecimento. Para a administradora Adriana Sebold, a atividade foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. �N�o tivemos a mesma chance que eles e nos sentimos valorizados ajudando-os a optarem por uma profiss�o�.

Em visita ao Sebrae, os alunos esclareceram d�vidas sobre a elabora��o de um Plano de Neg�cios simplificado e receberam apostilas do Programa Neg�cio Certo.

Na emissora RS TV, Alex e Jaqueline puderam acompanhar os bastidores de uma entrevista e o trabalho da assessoria de comunica��o da ACIRS, onde receberam informa�es sobre os 62 anos de hist�ria da organiza��o.

No departamento de Exporta��o, eles conheceram os processos administrativos que envolvem a comercializa��o de mercadorias para pa�ses que mant�m acordos comerciais com o Brasil.

Antes de retornarem ao Ceplas, a psic�loga Carolina Wagner orientou os adolescentes sobre o preenchimento de curr�culo, o primeiro emprego e as exig�ncias do mercado de trabalho.

Durante todo o dia, doze crian�as participaram do projeto Empreendedor Mirim, visitando empresas, entidades de classe e o poder p�blico municipal.

O programa � uma iniciativa do Comit� Empreendedor da Escola Modelo, formado pela ACIRS, JCI de Rio do Sul, CEJESC, CONAJE e SEBRAE.