Projeto Geração Empreendedora começa a ser executado em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 03/06/2015
Projeto Geração Empreendedora começa a ser executado em Rio do Sul
Projeto Geração Empreendedora- NJE

Estudantes do Ensino Médio da Escola Unidavi participaram da primeira atividade do Projeto Geração Empreendedora, na terça-feira, 02 de junho. A ação é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e conta com o envolvimento do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC), o Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) e o Núcleo de Mulheres Empresárias (NUME) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Rio do Sul é um dos 10 municípios do Estado que receberam o projeto piloto.

Para o estudante Cristiano Vinícius Isotton, de 16 anos, esta será mais uma oportunidade para a definição de seu futuro profissional. “Eu estou em uma fase de muitas dúvidas, tenho que tomar um rumo para meu futuro, com uma carreira de sucesso. Por isso busco neste projeto algumas informações para encontrar o meu caminho”, disse Cristiano.

Gabrielle Zanella, uma das facilitadoras do projeto, explicou que ainda que o futuro dos estudantes não envolva a administração de uma empresa, as competências de um empreendedor servem para toda a vida. Tanto que, para ela, o empreendedorismo deveria fazer parte da formação de todos. Administradora por formação, Gabrielle faz parte de uma empresa familiar e confirma: “A experiência é a mãe do conhecimento”.

Pensando nisso, alguns dos alunos terão a oportunidade de vivenciar experiências como um empreendedor, acompanhando a rotina de um empresário durante um dia inteiro. Mas inicialmente é na sala de aula que eles serão provocados para despertar o espírito empreendedor e a cultura associativista.

Já na primeira aula, os estudantes inventaram produtos e tiveram que vender a ideia para os colegas. Propostas, que além de boas risadas, serviram como base para novos conhecimentos. O projeto, que terá mais três encontros, tem o apoio técnico do SEBRAE e parcerias de empresários, associações empresariais, organizações público/privadas e secretarias de educação. A intenção do NJE é formar mais uma turma do projeto, no segundo semestre.