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Qual o papel dos professores no ensino de jovens do século XXI?

Sala de Imprensa: Notícias 08/08/2017
Qual o papel dos professores no ensino de jovens do século XXI?
Foto: ACIRS

Nada mais convincente do que chegar para lecionar e ver alunos dedicados e esperando para aprender. Mas, esse fato pode estar um pouco distante, isso porque está cada vez mais difícil conseguir conquistar a atenção dos estudantes.

Em uma realidade não muito distante, mestres ensinavam e alunos só aprendiam, mas, com as mudanças que o mundo vem sofrendo as atribuições mudaram.

O Núcleo de Instituições de Ensino da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) busca alternativas para as dificuldades e desafios de lecionar.

Uma das principais mudanças estabelecidas na vida escolar de um jovem é, que professores além de lecionarem as matérias básicas de ensino, agora levam os alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a realidade do mundo, para que possam construir opiniões próprias.

“O papel do docente contemporâneo vai além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados no decorrer do tempo ou tão pouco se limita a preparar os alunos para o mercado de trabalho. Obviamente estas duas premissas continuam em vigor, entretanto na sociedade atual o compromisso do professor vai além”, explica o coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Celso Luiz Moletta junior.

Professores passaram junto ao dia a dia escolar a aprender também. Um bom exemplo, são as tecnologias, é comum hoje chegar em uma sala de aula e ver alunos dominando aplicativos, smartphones e tabletes, uma realidade que mestres precisaram se adaptar e buscar conhecimento.

A tecnologia não é vilã, muito pelo contrário ela pode se tornar uma aliada na hora de aplicar o ensino, e também ser responsável por atingir níveis de conhecimento antes não alcançáveis em professores e alunos.

“A tecnologia está na sociedade atual e é impossível reverter isso. Desta forma, temos que usá-la como ferreamente no processo de ensino e aprendizagem. Hoje, existem uma série de recursos, audiovisuais e programas que contribuem. Cabe aos professores escolher a melhor forma de usá-la”, explica Junior.

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