Rio do Sul cobra duplicação da BR-470 até o Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 25/01/2007
Rio do Sul cobra duplicação da BR-470 até o Alto Vale

Rio do Sul / Itaja� – A BR-470 ser� duplicada no trecho entre Navegantes e Timb�, com previs�o de in�cio das obras em 2008. O an�ncio foi feito pela senadora Ideli Salvatti, nesta quarta-feira (24), em Itaja�, na entrevista coletiva cedida � imprensa. Ideli explicou os investimentos do Plano de Acelera��o do Crescimento (PAC), do governo Federal para Santa Catarina.

O foco, segundo a senadora, ser� esta rodovia, que at� 2010 as obras de duplica��o dos 63 quil�metros compreendidos no projeto devem ser conclu�das.

Para dar in�cio �s obras, com um custo aproximado de R$ 98 milh�es, dos R$ 1,89 bilh�es destinados ao setor de transportes do Estado, � necess�rio ainda a apresenta��o do projeto de engenharia e toda a parte burocr�tica.

O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, acompanhado do Secret�rio de Desenvolvimento Regional (12� SDR), Germano Purnhagem e do Presidente da Associa��o Comercial de Rio do Sul (Acirs), Lino Rohden participaram da reuni�o. Na oportunidade, foi cobrado mais agilidade no processo de duplica��o, assim como na implanta��o de uma rotat�ria no trevo no KM 145 da BR-470, que d� acesso a Rio do Sul pelo bairro Canoas e a constru��o de um t�nel de acesso � Estrada Redentor, que leva � Escola Agrot�cnica Federal.

Hobus disse que o projeto est� pronto desde 2006 e a arma��o met�lica para a constru��o do t�nel j� est� dispon�vel, s� dependendo da libera��o dos recursos para a execu��o. Em maio do ano passado, a senadora Ideli Salvatti, e o supervisor da unidade de Rio do Sul do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Elifas Levi Nolasco Marques comprometeram-se em iniciar as obras.

Hobus contestou ainda quanto as datas anunciadas para o in�cio das obras de duplica��o da rodovia e cobrou a�es pr�ticas para a BR-470. �A popula��o de Rio do Sul e do Alto Vale do Itaja�, n�o podem mais esperar. Enquanto a burocracia e os discursos emperram o processo, pessoas continuam morrendo, empresas exportadoras continuam migrando para o litoral e a outros estados como o Rio Grande do Sul�, disse o prefeito que sugeriu o in�cio imediato de uma terceira via entre Navegantes e Pouso Redondo. Diante das cobran�as, ficou acertada uma nova reuni�o para o pr�ximo dia 31 na sede do DNIT, em Florian�polis.

Fonte (texto e foto): Rodrigo Fachini

Departamento de Comunica��o