Depois de trinta e cinco anos, o som inconfund�vel da maria-fuma�a voltou a rasgar os c�us de Rio do Sul. Foi na noite desta ter�a-feira, 11, quando o apito e o vapor da Locomotiva Baldwin Ten Wheel, fabricada em 1920 nos Estados Unidos, emocionaram a imprensa e os vizinhos da Esta��o Ferrovi�ria de Matador, no bairro Bela Alian�a.
�Eu perdi a primeira fotografia do trem se movimentando. Eu quis andar dentro dele�, revela o fot�grafo Xico Stocker, que deixou de lado a obriga��o profissional para realizar um sonho de inf�ncia. Apesar de percorrer um trecho de apenas 200 metros, foi a primeira vez, desde mar�o de 1971, que uma composi��o rodou sobre os trilhos no leito da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC).
A apresenta��o do projeto Ferrovia das Brom�lias aconteceu dentro do primeiro vag�o de passageiros restaurado. No local, transformado em cinema, os convidados acompanharam o futuro trajeto da viagem assistindo ao filme produzido pela Associa��o dos Munic�pios do Alto Vale do Itaja� (AMAVI).
Foi o suficiente para que a Funda��o Estrada de Ferro Vale do Itaja� (TREMTUR) e a Associa��o Brasileira de Preserva��o Ferrovi�ria (ABPF) mostrassem que a ferrovia poder� atrair os turistas e movimentar a economia de toda a regi�o. �O que n�s queremos � criar um Museu Din�mico�, garante o coordenador do N�cleo Regional Vale do Itaja� da ABPF, Luis Carlos Henkels.
De acordo com Henkels, as pessoas que visitavam o p�tio da Esta��o de Matador diziam que a ABPF s� havia mandado vag�es podres e uma locomotiva quase sucatada para Rio do Sul. �N�s �ramos chamados de loucos. Mas esse � o nosso trabalho. Dar vida para esse material e preservar a mem�ria e o patrim�nio hist�rico�, afirma.
Para o presidente da TREMTUR, Carlos Ramiro da Silva, o momento vivenciado na noite de ontem s� foi poss�vel devido � dedica��o de centenas de pessoas. Destaque para o saudoso ex-prefeito de Rio do Sul, Nodgi En�as Pellizzetti, lembrado v�rias vezes como o homem que abra�ou a causa e apostou no trem como fonte de desenvolvimento para o turismo no Alto Vale.
Durante o evento a imprensa p�de esclarecer as d�vidas inerentes ao processo, como o envolvimento do Cons�rcio Salto Pil�o e a necessidade do tombamento do leito e do patrim�nio da antiga EFSC, fundamentais para a continuidade do projeto. �A AMAVI j� est� trabalhando para conseguir isso junto ao Instituto do Patrim�nio Hist�rico e Art�stico Nacional (Iphan)�, diz Silva.
Para que a ferrovia seja recuperada, a TREMTUR/ABPF conta com o apoio do Cons�rcio Salto Pil�o. �Assinamos um termo de ajuste de conduta que prev� um aporte financeiro significativo�, conta o assessor de Comunica��o do Cons�rcio, Rubens Habitzreuter. O valor ser� aplicado na constru��o de dois museus, na recupera��o dos 27,7 km do leito entre Rio do Sul e Api�na e na constru��o do abrigo para a composi��o.
Participaram do encontro o presidente da TREMTUR, Carlos Ramiro da Silva; o coordenador do N�cleo do Vale do Itaja� da ABPF, Luiz Carlos Henkels; o assessor de Comunica��o do Cons�rcio Salto Pil�o, Rubens Habitzreuter; a arquiteta da AMAVI, Maristela Polezza e o volunt�rio da TREMTUR, Paulo Stein.