Riosulense conta sua história de empreendedorismo

Sala de Imprensa: Notícias 05/07/2017
Riosulense conta sua história de empreendedorismo
Foto: ACIRS

Durante o bate papo, quem contou sua história para o grupo foi o jovem Lucas Manoel Fronza. Aos 23 anos o empreendedor mostrou aos nucleados como conseguiu realizar seus objetivos.

Fronza é coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e responsável financeiro pelo Grupo Cerumar Propriedade Intelectual.

O Coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores é natural de Braço do Trombudo, mas começou sua carreira profissional em uma contabilidade na capital do Alto Vale. “Quando mudei de cidade era muito envergonhado e tinha medo de chegar perto ou conversar com as pessoas, mas estava muito feliz por começar minha carreira em contabilidade”.

O jovem conheceu a ACIRS e os sus Núcleos após substituir uma colega em uma reunião. “Certa vez precisei ir em uma reunião do Núcleo de Segurança no Trabalho. Não entendia nada do assunto, mas, o que me cativou foi participar de um Núcleo, e depois disso não sosseguei até conseguir entrar para um”.

Lucas buscou um Núcleo que fosse parecido com o seu perfil e encontrou o dos Jovens Empreenderes, no qual se identificou e atua até hoje.

Foi convidado para coordenação do Núcleo no terceiro ano de participação do movimento, antes disso a vida do jovem empreendedor passou por grandes mudanças.

Em 2015 se desafiou, com espírito empreendedor, largou o emprego que atuava e assumiu um cargo na Cerumar Propriedade Intelectual empresa que atua em favor do empresário na proteção e defesa do patrimônio intelectual. Onde atua até hoje.

“A oportunidade do novo emprego apareceu em um happy hour. Estávamos em um bate papo e a proposta surgiu. Não hesitei e aceitei na hora. Troquei uma estabilidade para ir para um trabalho que não tinha experiência. Empreendi abrindo mão de algo estável para me desafiar”, conta.

O Núcleo de Jovens Empreendedores faz parte da vida de Lucas, e em 2017 chegou a coordenação. “É um desafio assumir a liderança, isso porque grandes pessoas já passaram pelo cargo que estou hoje, mas também é muito gratificante porque eu comecei com um simples participante, e isso mostra aos outros que todos podemos conseguir”, explica Fronza.

Para o futuro Lucas Manoel Fronza destaca que quer continuar no Núcleo de Jovens Empreendedores “Não vejo meus dias mais sem o Núcleo”.

E como empreendedor Fronza já se diz satisfeito com o que alcançou até agora, mas, almeja um crescimento ainda maior dentro da empresa, além de investir em negócios paralelos, quando chegar o momento certo. “O modelo de negócio da Cerumar Propriedade Intelectual e a inspiração de empreendedorismo dos diretores fizeram com que o negócio deles se tornasse o meu negócio, vejo neles parceiros com quem posso contar tanto na Cerumar como em futuros projetos paralelos ”, destaca.