O 5º Módulo do PGVE, realizado na ACIRS, traz como tema Sustentabilidade do Negócio. Geralmente as discussões iniciais acerca de sustentabilidade remetem ao conceito ambiental, mas ser sustentável vai além, está relacionado a manter um conjunto de condições que permitam a sobrevivência por um tempo indeterminado, isso como empresa ou ser humano.
O módulo traz conteúdos sobre governança – responsabilidade social, ambiental e empresarial. Trabalha também sucessão, abordando resistência individual à mudança, resistência organizacional à mudança e preparo da sucessão.
Nesta disciplina o professor é Marcos Antônio Bonifácio, que é bacharel em administração e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA e especialista em engenharia de produção pela UNESP-BAURU. Na área acadêmica desde 2003, possui experiência como coordenador de curso de graduação e pós-graduação, já tendo coordenado o Programa de pós-graduação em Gestão e o MBA Internacional em Angola ambos pela FAAG, e também a pós-graduação em gestão de pessoas pela FATEC-JAHU. Bonifácio é coordenador do curso de tecnologia em gestão da produção industrial e professor associado, atuando nas áreas de administração, gestão da produção, PPCP e gestão de projetos empresarial pela FATEC-JAHU.
“Pensar em sustentabilidade é pensar em três elementos essenciais para o negócio: a questão ambiental, social e econômica. Não existe um negócio que se sustente sem pensar nestes fatores”, afirma Bonifácio.
O convidado especial deste módulo foi o membro do Conselho de administração da Oxford Porcelanas, Célio Fontes Teixeira da Silva que dividiu com os alunos sua vasta experiência no mercado. “Trabalhei em muitas empresas, algumas até multinacionais e uma questão é certa: a empresa que não se atualiza não cresce e pode acabar”, afirma Silva.
Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria