O aniversário foi do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), mas o presente foi para os visitantes, que acompanharam, na sexta-feira, a apresentação dos empresários Fernando Muller (Cerumar Propriedade Intelectual, MKS Advocacia Empresarial, A10 Administradora de Condomínios), Miguel Delonei Berres (Delsof Sistemas) e Helena Frahm Perfoll (Frahm Caixas Acústicas e Amplificadores). Os três falaram sobre suas empresas, formação educacional e profissional, experiências profissionais, família, sonhos e projetos. Em cada relato o público percebeu os momentos comuns de dificuldades e superação.
“Sempre sonhei em ser empreendedor. As oportunidades surgem para quem se dedica e se compromete”, comentou Muller, que conheceu o associativismo em 2000, participou da fundação do NJE e faz parte de entidades como JCI, OAB, FACISC, CEJESC e SEBRAE. “Não tive na faculdade o conhecimento que aprendi no associativismo. Ao se doar por uma causa você mostra seu potencial e é reconhecido por isso”, completou.
Os convidados contaram também seus fracassos e como superaram os desafios. “Tivemos que acompanhar as mudanças tecnológicas, comportamentais, adaptar as estratégias, a estrutura da empresa, os processos. A maneira de ouvir música hoje é muito diferente”, ressaltou Helena Frahm Perfoll. A empresa entrou em concordata, mas recuperou-se em cinco anos. “Nada é impossível quando você acredita que é capaz de fazer. E quando nosso querer é forte as estatísticas negativas ficam para trás”, acrescentou.
Filho de agricultores, Miguel Delonei Berres sabe o significado de plantar um pouquinho, todo dia, seja no campo profissional ou pessoal. “Estejam preparados para as oportunidades que surgem. Mas lembrem-se de que para voar pelo mundo é preciso antes ter uma base sólida”, salientou. A Delsoft hoje conta com cerca de 150 colaboradores atendendo empresas de todo Brasil e concorrendo com grandes organizações.
A reunião terminou com várias discussões em assembleia e com a participação do vice-presidente da ACIRS, Amândio João da Silva Júnior. A AGO foi uma realização do NJE Rio do Sul e do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC), com apoio da ACIRS e FACISC. O encontro começou com jantar e confraternização na quinta-feira e continuou na sexta, com a Feira Caminhos do Alto Vale, onde foram expostos produtos e serviços de 30 empresas que fazem parte dos núcleos da região.