�Quem n�o foi, perdeu!�, afirmou o diretor da empresa Componente Equipamentos Industriais, Leandro Rodrigues dos Santos, que participou da palestra Um Show em Vendas e Intelig�ncia Comercial, realizada na noite de quinta-feira, pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). O evento lotou o audit�rio do Parque Universit�rio Norberto Frahm (PUNF) com a presen�a de cerca de 700 pessoas, entre empres�rios, colaboradores de empresas e estudantes.
O palestrante, Eduardo Mar�stica, � graduado em Administra��o e Com�rcio Exterior, p�s-graduado em Gest�o Estrat�gica de Organiza�es, mestre em Administra��o e Neg�cios, doutor em Administra��o, Comunica��o e Educa��o, e atualmente cursa p�s-doutorado em Economia Global, nos Estados Unidos. Tamb�m atua em �reas estrat�gicas de diversas organiza�es mundiais, � consultor, colunista e palestrante internacional, professor da UNIP, UNITAU, UNOPAR, INPG e FGV.
Para o diretor da Componente, a palestra foi excelente. �Foi de muito bom trato a ACIRS trazer um profissional desse gabarito. Agregou muitos conhecimentos, fez a gente pensar bastante na sistem�tica das empresas. Pretendo obter a grava��o da palestra e repassar para nossos funcion�rios�, completou Santos.
O s�cio propriet�rio da Bela Alian�a Corretora de Seguros, Pl�nio Pereira Cabral, tamb�m ficou satisfeito com o conte�do apresentado. �A palestra foi muito importante, com comunica��o bem objetiva, voltada para os dois tipos de p�blico presentes, empres�rios e funcion�rios. Mas acredito que os jovens tenham assimilado melhor os termos t�cnicos e modernos. Em rela��o a organiza��o, a ACIRS, deu um banho de compet�ncia�.
O objetivo do evento, de acordo com o diretor de Capacita�es da ACIRS, Jean Sandro Pedroso, foi de desenvolver as empresas da regi�o. �A associa��o est� sempre trabalhando para gerar neg�cios, firmar parcerias, e oferecer treinamentos, com apoio de institui�es como SEBRAE, SOCIESC, entre outras�, comentou Pedroso.
Mas de nada adianta todo esse esfor�o se n�o houver participa��o do empresariado. �Nossa equipe � muito comprometida, mas precisamos do envolvimento das empresas nos projetos. Defendemos grandes pleitos para a regi�o como as obras de infraestrutura e log�stica, que pedem o engajamento de todos�, ressaltou o presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti, ao cumprimentar a plateia.
Sobre o conte�do da palestra
Eduardo Mar�stica apresentou dados econ�micos e uma panor�mica sobre o comportamento dos consumidores. Chamou a aten��o para os equ�vocos comuns cometidos nas empresas, principalmente na �rea comercial.
O professor tamb�m falou dos modelos de neg�cios, organiza�es e gest�o; mercado e consumidor; comportamento da concorr�ncia; potencializa��o de vendas e inst�ncias p�s-vendas, mercado global e tend�ncias; novos modelos em vendas.
Lembrou o p�blico das mudan�as no mercado, que est� cada vez mais din�mico. Chamou a aten��o para o perfil de quem mais consome no momento, a popula��o da classe C e as mulheres. Tamb�m comentou sobre os novos canais para compra, no mundo virtual, e dos bilh�es de neg�cios gerados. O perfil dos clientes foi outro tema abordado, assim como a rela��o entre comprador, vendedor e concorrentes.
Mar�stica deu v�rias dicas para entender o novo consumidor, acertar nos planejamentos e n�o perder clientes. Entre as intelig�ncias necess�rias para manter saud�vel a �rea comercial ele citou: Intelig�ncia Tecnol�gica, Vendas, Empresarial, Financeira, Marketing, Humana, Antecipativa e Competitiva. Como buscar tudo isso? Em institui�es como SEBRAE, Associa�es Empresariais, Incubadoras, Aceleradoras, FGV, SOCIESC, etc.