Uma maratona de eventos sobre inovação

Sala de Imprensa: Notícias 21/10/2015
Uma maratona de eventos sobre inovação
Dia da Inovação

O Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou três eventos, durante o primeiro Innovation Day ACIRS, falando sobre ferramentas que facilitam a inovação. Durante a manhã, no Bom Dia ACIRS, aconteceu uma palestra sobre Design Thinking, com o mestre em design, Roger Pellizzoni.

Ele ressaltou que a metodologia é uma nova forma de pensar os problemas, compreendendo o contexto de forma ampla para depois focar em soluções de maneira criativa. “Criatividade é um método de pensamento e pode ser desenvolvida. O Design Thinking tenta resgatar isso”, esclareceu Pellizzoni. Ele fez um relato sobre a evolução do pensamento científico ao longo dos anos e como o Design foi sendo diversificado.

No Design Thinking as soluções são formuladas por equipes multidisciplinares, onde as diferentes percepções ampliam os resultados. “Às vezes uma ideia surge de quem você menos esperava”, concluiu o palestrante, que também explicou como funciona o processo dessa ferramenta. O assunto foi complementado com o case da Efetiva Informática, apresentado pelo diretor Jean Sandro Pedroso. Ele contou as experiências vividas na empresa com a utilização desta e de outras ferramentas para inovação, que ajudaram na criação e melhoria de projetos e serviços. Pedroso ressaltou a importância de parceiros como o SEBRAE e ACIRS para ter acesso às informações. “Inovação também é saber utilizar os recursos externos disponíveis”, afirmou.

O segundo encontro reuniu dezenas de mulheres, durante à tarde, também na ACIRS, para a troca de ideias sobre “Como a tecnologia e a inovação podem ajudar a conciliar família e trabalho”. As empresárias Ursula Wetztein e Katellyn Dias Scheffel Lippel foram convidadas para falar sobre suas trajetórias profissionais e os tipos de tecnologias que utilizam para equilibrar rotina de trabalho com vida pessoal. “Hoje posso trabalhar em casa quando necessário, acessando o servidor da empresa. Assim dou atenção aos filhos e à casa. A tecnologia facilitou muito a nossa vida”, avaliou Ursula.

Katellyn também não abre mão do trabalho. “Ser empresária me torna uma mãe e esposa mais completa e realizada. Mas sem a tecnologia não seria possível conciliar tudo isso”, contou ela, que tem três filhos e é dona de duas lojas. A conversa entre elas e as participantes do evento foi mediada por Adriana Loch, administradora e pós-graduada em Consultoria Empresarial. O grupo trocou informações sobre aplicativos, softwares, equipamentos e outras “salvações tecnológicas” indispensáveis para otimizar o tempo e dar prioridade ao que é mais importante.

O Innovation Day ACIRS terminou à noite, no GTEC, com a clínica tecnológica “Business Model Canvas: ferramenta para a inovação em modelos de negócio”, coordenada por Douglas Heinz, professor da Unidavi. O Canvas é uma metodologia que auxilia os empresários a entenderem seus clientes, produtos, valores, entre outros fatores, para compor o modelo de negócio. A ferramenta também ajuda a perceber falhas em projetos. A ideia do Núcleo de Inovação é que os demais núcleos da ACIRS também utilizem o Canvas para nortear os planejamentos.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria