A diretora da vigilância sanitária de Rio do Sul, Nadir Marchi, foi a responsável por sanar algumas dúvidas dos nucleados. A profissional apresentou a lei federal n° 12.592, de 2012 que trata das atividades profissionais de barbeiros, cabelereiros, esteticista, manicure, pedicure, depilador, maquiador e massagista. A lei visa estabelecer padrões mínimos para a segurança dos procedimentos realizados que envolvam atividades de higiene e embelezamento.
Nadir ressaltou alguns itens presentes na lei como a esterilização dos equipamentos e o cuidado com o ambiente e os itens utilizados.
Segundo o integrante do Núcleo de Barbearias da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Márcio André Baron, o bate-papo com a diretora da vigilância sanitária do município, foi de grande valia. “Uma conversa como essa, utilizando da lei para nos esclarecer questões, é muito proveitosa, nos mostra onde é necessário se adequar e em quais pontos estamos agindo conforme as normas estabelecidas”, comenta.
Nadir ressaltou também a importância do cuidado com as tesouras, lâminas de barbear e com a higiene das toalhas. Sugeriu ainda, alguns processos para a manutenção dos produtos utilizados nas barbearias.
“A conversa tem a função de esclarecer muitas questões aos profissionais deste segmento que se perguntam sobre a função da vigilância sanitária e das atividades que ela emprega. Foram discutidos requisitos para ter um ambiente seguro e ofertar um serviço de qualidade à população”, conta a diretora da vigilância sanitária de Rio do Sul, Nadir Marchi.
Essa é uma das ações que o Núcleo planejou para o primeiro semestre de 2018. Entre as atividades que ainda serão desempenhadas está a realização de uma capacitação com o tema vendas e um bate-papo com um advogado sobre legislação trabalhista.