5º Março Mulher reúne cinco histórias de coragem e empreendedorismo

Sala de Imprensa: Notícias 26/03/2015
5º Março Mulher reúne cinco histórias de coragem e empreendedorismo
NUME e homenageadas

Elas realizam três, quatro, cinco tarefas ao mesmo tempo. Sabem conciliar com maestria os diferentes papéis de mãe, esposa e profissional. Por isso e por outras virtudes e conquistas, o mês de março é dedicado a elas: as mulheres. E o dia 25 de março ficará marcado pela homenagem feita pelo Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Foram selecionadas cinco empreendedoras de destaque para representar todas as guerreiras do Alto Vale, durante o evento “Março Mulher 2015”.

Carminda Rogosfki, da empresa Minda Studio Fotográfico, foi a escolhida na categoria Serviços. Apaixonada por fotografia desde a infância, quando passava em frente a um estúdio, na Galeria Schroeder, dizia para as amigas que um dia iria fazer fotos lindas como aquelas. Sua trajetória foi de muita luta, se submetendo até a trabalhar de graça para ganhar experiência na área. Conquistou inúmeros clientes em Rio do Sul e região, registrou a vida de muitas famílias e faz parte também dessas histórias.

Já na categoria Comércio, a homenageada foi Helenita Schmidt Hafemann. Ela cresceu dentro da loja dos pais e lá aprendeu tudo sobre o trabalho neste ramo. Seu empreendedorismo é notável, tanto é que atualmente mantém cinco estabelecimentos: Central Calçados, Calçados Schmidt, Calçados Ponto 3, Sissi Calçados e Casa Glória. Helenita foi reconhecida ainda por sua atuação social no Clube Soroptimista Internacional de Rio do Sul, no Esporte Clube Concórdia e na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).

Dirce Maria Sborz foi a empresária escolhida para homenagear todas as mulheres atuantes da categoria Indústria. O trabalho não a assusta, pois desde pequena aprendeu a cuidar da casa, dos sobrinhos e da lavoura. Com ajuda do marido, iniciou o projeto audacioso da Lavanderia Solar. Mudou para o ramo da costura e criou a Confecção Rafree, presente há 30 anos no mercado, com mais de 70 empregos gerados. Dirce colabora com a comunidade ajudando a Casa de Repouso São Vicente de Paulo e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A preocupação com o próximo fez de Bernadete Sperandio, da empresa Robe Belle, a homenageada na categoria Voluntariado. Ela coordenou a reabertura da Casa de Apoio Associação Lar Acolhedor, em 2011, para acomodar familiares e amigos que acompanham pacientes no Hospital Regional. Foi presidente da entidade durante quatro anos e continua ajudando para que o atendimento seja ampliado, já que o Hospital Regional deverá criar uma ala para pacientes com câncer.

E para representar as empreendedoras de toda região, foi chamada ao palco Sandra Mara Wilhelm, na categoria Destaque Alto Vale. Diretora da confecção Sandra Mara e Cia Ltda, a homenageada é um exemplo de determinação. Começou sua jornada no setor têxtil com uma pequena máquina de costura. Hoje, mantém um galpão com mil metros quadrados e cerca de 400 funcionários.

A 5ª edição do Março Mulher reuniu amigos e familiares das homenageadas e contou também com a presença do prefeito municipal de Rio do Sul Garibaldi Antonio Ayroso, vereadores e a diretoria da ACIRS.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria