73 anos da ACIRS são comemorados em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 14/09/2018
73 anos da ACIRS são comemorados em Rio do Sul
Foto: ACIRS

A solenidade teve início com o anúncio e a assinatura do protocolo de intenções para a apresentação do projeto de uso compartilhado do Parque Universitário Norberto Frahm. A Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e a ACIRS expuseram aos convidados a visão de transformar o local em um grande polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo. Pela proposta, o ambiente localizado no encontro dos rios poderá abrigar a nova sede da associação e de outras instituições, além de espaços de coworking, convivência e das atividades já existentes.

O Parque Universitário, atualmente, abriga um Centro de Eventos, uma Incubadora de Empresas, o Museu da Madeira, o Espaço Indígena, o Teatro Embaixo da Ponte e o Laboratório de Inovação e Negócios, totalizando mais de 4.000m² de área construída. Além disso, conta com fácil acesso, amplo estacionamento e área verde.

A possibilidade de transferência da ACIRS para o Parque Universitário tem sido discutida desde o início do ano. “Este protocolo é resultado de muitos meses de trabalho. Foram feitas diversas análises de viabilidade. Ele representa, acima de tudo, o caminho para a necessária integração entre a universidade e o mercado, como lembrou o vice-presidente da Fundação, Alcir Texeira. É um projeto moderno e arrojado que, se aprovado pelas duas instituições, vai dar uma nova perspectiva para os empreendedores da região”, explica o presidente da ACIRS, Amandio João da Silva Júnior.

Deltan Dallagnol: Coordenador da Lava Jato é destaque no evento

A apresentação do coordenador da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol, surpreendeu e motivou os participantes. O procurador da República falou por mais de uma hora e ainda respondeu a questionamentos dos convidados sobre temas como corrupção no judiciário e sonegação fiscal.

Deltan Dallagnol transmitiu ao público sua visão sobre corrupção, democracia e eleições; temas cada vez mais rotineiros para os brasileiros. Impressionou o público ao contar sobre sua trajetória profissional e os motivos que o levaram a entrar no caso Lava Jato, operação que já recuperou mais de R$ 12 bilhões para a sociedade. Realizou uma extensa retrospectiva sobre os grandes casos de corrupção e traçou um retrato da impunidade e de suas causas no país.

O jovem procurador foi enfático ao afirmar que um grave erro é rotular todos os políticos por corruptos, pois tal atitude afasta as boas pessoas e impede que novas lideranças ingressem na vida pública. Em relação aos partidos políticos, defendeu mais democracia e menos caciques nas siglas. Em vários momentos, sustentou que a sociedade civil que deve ser mais forte que os governos.

A importância do controle social sobre as ações do poder público e o papel de organizações como a ACIRS para o planejamento das cidades também foram destacados. Deltan lembrou de Maringá (PR), município que sofreu com escândalos de corrupção e viu a sociedade reagir ao criar o primeiro Observatório Social do país. Por lá, foram pioneiros ainda os trabalhos dos conselhos comunitário de segurança e de desenvolvimento econômico.

Para o procurador, cada cidadão precisa acreditar que a mudança é possível e deve encorajar outras pessoas neste sentido, mesmo diante de frustrações. Como exemplo, lembrou das 10 Medidas Contra a Corrupção, que teve o apoio de mais de dois milhões de brasileiros, mas foi desfigurada pelo legislativo. Agora, uma nova proposta, ainda mais ampla, está em busca da adesão popular: é a Campanha Unidos contra a Corrupção.

Para o presidente da ACIRS, Amandio João da Silva Junior, o evento teve como propósito, além de comemorar os 73 anos da entidade, chamar a atenção dos associados e da sociedade para temas impactantes. “Durante a palestra foi possível entender que não depende apenas do procurador para que as mudanças aconteçam, mas que sim todos nós cidadãos temos o dever de agir em prol destas causas”.

ACIRS adere à Campanha Unidos Contra a Corrupção

A ACIRS encerrou as comemorações de seus 73 anos aderindo à campanha pela aprovação do maior pacote de medidas contra a corrupção do mundo. São 70 medidas divididas em 12 blocos, numa ação coordenada por uma coalização de organizações e movimentos sem vínculo partidário. O Comitê Gestor é formado pela Transparência Internacional, Contas Abertas, Observatório Social do Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Instituto Ethos e Instituto Cidade Democrática.

Com a assinatura do termo, a ACIRS pactuou respeitar as diretrizes, princípios e compromissos da campanha e a realizar todas as ações possíveis para propagar a mensagem do Unidos Contra a Corrupção. A adesão também pode ser feita por qualquer cidadão. Basta acessar o site unidoscontraacorrupcao.org.br, preencher os dados e assinar.

A campanha também está empenhada em eleger um Congresso com passado limpo, compromisso com a democracia e comprometido com as medidas. “A ACIRS é uma entidade de 73 anos, umas das associações mais importantes do estado, com credibilidade e de uma atuação constante na melhoria do setor produtivo.Ela fazendo parte do movimento Unidos Contra a Corrupção é importantíssimo para ampliarmos o debate de mudança no Congresso Nacional e aumentar a credibilidade do movimento. A corrupção impacta em todos os setores, e o setor produtivo é um dos que mais sofre. Precisamos fazer chegar aos seus associados à importância de termos candidatos comprometidos com a luta contra a corrupção e a esperança de um Brasil melhor para todos”, pontua o presidente do Observatório Social de Rio do Sul, Jean Sandro Pedroso.

Mais fotos:Clique aqui para abrir a galeria