ACIRS e Núcleo Imobiliário comemoram criação da Região Metropolitana do Alto Vale do Itajaí

Sala de Imprensa: Notícias 17/12/2010

O governador Leonel Pavan sancionou, na sexta-feira, 17 de dezembro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 47/10, aprovado pela Assembl�ia Legislativa no �ltimo dia 8, que institui nove regi�es metropolitanas em Santa Catarina, entre elas a que cria a Regi�o Metropolitana do Alto Vale do Itaja�. Com a Lei, as regi�es catarinenses ser�o compostas por um N�cleo Metropolitano e uma �rea de expans�o metropolitana, tendo como sede, os munic�pios de Florian�polis, Blumenau, Rio do Sul, Joinville, Lages, Itaja�, Crici�ma, Tubar�o e Chapec�.

A not�cia � comemorada pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e seu N�cleo Imobili�rio, grandes defensores do projeto junto ao Governo Estadual e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

De acordo com o coordenador do N�cleo Imobili�rio, o primeiro benef�cio poder� ser sentido diretamente no setor imobili�rio. Isso porque o Governo Federal adota como crit�rio para a defini��o dos limites financi�veis pelo Programa Minha Casa Minha Vida, junto � Caixa Econ�mica, a participa��o dos munic�pios nas regi�es metropolitanas. O limite financi�vel para a constru��o da casa pr�pria com a utiliza��o de recursos do Fundo de Garantia (FGTS) poder� saltar de R$ 80 mil para R$ 100mil, com juros na faixa de 4% ao ano.