Vários assuntos foram discutidos durante mais uma reunião do Comitê de Implantação do Centro de Inovação no Alto Vale (CITTA Alto Vale). Entre eles, a necessidade de realizar uma pesquisa sobre a vocação econômica regional, que deverá nortear os trabalhos do centro.
O Senai apresentou um estudo com dados sobre a economia e os indicadores sociais na mesorregião do Vale do Itajaí, assim como informações sobre o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense, que mapeia a economia regional, identificando as prioridades de investimento para cada região. Ambos os relatórios têm como fonte a Fiesc. Foi apresentado ainda, pela Udesc de Ibirama, o resultado da pesquisa de mercado feita em 2006, identificando setores com potencial de desenvolvimento.
Após avaliarem todas as informações, os integrantes do comitê cogitaram também a possibilidade de contratar uma pesquisa técnica, a exemplo do que foi feito pela Fundação Certi para o Centro de Inovação de Lages. O estudo indica a situação atual de cada setor e oferece sugestões para o fortalecimento dos mesmos, assim como revela quais seriam os potenciais econômicos para o futuro.
Fazem parte do comitê representantes das seguintes entidades: ACIRS, Prefeitura Municipal, SDR, Amavi, IFC, Senai, Unidavi, Udesc (Ibirama), AMPE, Simmmers e CDL. As instituições têm como foco o desenvolvimento econômico e social sustentável para a região, usando como ferramenta de apoio o Centro de Inovação. O centro poderá ajudar, inclusive, a melhorar a competitividade das empresas da região, compensando, em parte, o problema de logística enfrentado no Alto Vale. O próximo encontro do grupo será no dia 11 de dezembro, às 13h30, na CDL.