Buscar uma forma eficiente para garantir bons resultados na gestão dos negócios é um dos grandes desafios dos empreendedores. Por isso a parceria entre a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e o Sebrae trouxe para o município o Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR). Esta é a primeira vez que a ação, que engloba o conjunto de soluções Sebrae Mais, acontece na Capital do Alto Vale.
“É um programa bastante completo, trabalha a parte estratégica e ajuda a definir indicadores de metas porque a empresa precisa, seja ela pequena, média ou grande. Com todo o conteúdo, em 14 meses é estabelecido um plano de crescimento, que é o objetivo principal do curso”, afirma o coordenador do Programa Sebrae Mais, Paulo Teixeira do Vale Pereira.
Voltado para empresas que querem atingir resultados eficientes, o GIR tem duração de 14 meses. São 127 horas de consultoria individual, 76 horas de workshops e oito horas de encontros empresariais para formação de rede de contatos entre os participantes.
“O grande diferencial desse curso é que ele tem uma carga horária em sala de aula e uma forte carga de consultoria na própria empresa. Por exemplo nessa semana os participantes estão fazendo toda a parte estratégica da empresa, depois o consultor vai lá na empresa trabalhar estratégia na realidade da elencada”, destaca Teixeira.
Além de aprender a monitorar periodicamente seus resultados, os empreendedores recebem apoio para a gestão em diferentes esferas: finanças, marketing, recursos humanos e processos. Através de práticas mensuráveis, poderão ao final do curso analisar o crescimento de seus negócios, com ganhos reais para o dia a dia.
Ciclo para o sucesso
O primeiro passo do GIR, segundo o analista do Sebrae, Paulo Rocha, é a realização de um Diagnóstico Empresarial Preliminar, que irá identificar o perfil da empresa e a possibilidade de participação no programa. A partir daí os selecionados realizam o Plano Empresarial, que traça estratégias e indicadores que irão nortear todo o andamento das ações em cada negócio.
Após esta etapa, acontece o aprofundamento nas áreas de gestão e em seguida, a revisão estratégica do negócio e a apresentação da evolução da performance. Por último, um novo plano empresarial é traçado. “São quatro etapas bem definidas, que dão um rumo claro aos empresários, com foco essencialmente em resultados nas necessidades exclusivas de cada empresa participante” finaliza Paulo.
Mais fotos
Clique aqui para abrir a galeria