Diretora da ACIRS assume cargo de liderança no comitê de implementação do Centro de Inovação de Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 15/03/2018

O centro de inovação é um projeto do governo do estado que visa desenvolver um ambiente planejado, com o objetivo de promover negócios e a troca de experiências entre as empresas. Busca também fomentar o ecossistema de inovação em diversas regiões do estado, como o Alto Vale do Itajaí.

O comitê de implementação é composto por representantes do poder público, das entidades e por empresários que visam desenvolver essa cultura e atrair novos investidores ao município. O projeto visa criar espaços, infraestrutura, políticas, redes e conexões que facilitem o fluxo do conhecimento, do capital e da cultura inovadora.

“Entre as primeiras ações que vamos fazer para que o centro de inovação seja implantado, estão as alianças entre instituições de ensino, empresas e poder público, para desenvolver esse ecossistema na região, enquanto a estrutura física não está pronta”, conta a diretora de inovação e competitividade da Associação Empresarial de Rio do Sul, Luana Cristina Theis.

A Inovação Em Rio do Sul

Recentemente, foi implantado em Rio do Sul o InovaRSL, um portal voltado à inovação. No site, é possível obter informações sobre projetos de empresas e eventos de inovação que acontecem dentro e fora do estado. “O site é uma extensão do que será o centro de inovação. A diferença é que com ele as pessoas podem encontrar todos os conteúdos online”, comenta Luana.

Além do InovaRSL, está sendo desenvolvida a Lei de Inovação, cuja proposta já foi protocolada e aguarda aprovação na câmera de vereadores. A lei visa oferecer aos empresários que investem em inovação descontos em taxas, IPTU e subsídios para pesquisas, favorecendo assim a geração de negócios.

A Lei possibilitará ainda, a instituição o Conselho Municipal de Inovação, que será o responsável pela avaliação de projetos e concessão de incentivos.