Excelência em atendimento é tema de capacitação na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 29/08/2018
Excelência em atendimento é tema de capacitação na ACIRS
Foto: ACIRS

Pode até parecer clichê, mas o sucesso de um estabelecimento comercial não está apenas nos produtos e serviços. O grande diferencial pode estar no atendimento ao cliente. Por isso, é necessário pensar em estratégias para servir com qualidade, suprir as necessidades dos consumidores e fazer com que eles se sintam satisfeitos.

Não existe uma fórmula mágica ou um plano para seguir. É preciso servir os clientes de acordo com a proposta do negócio. Pensando nesses propósitos e em aplicar o conceito de food experience no Alto Vale, o Núcleo de Gastronomia da ACIRS realizou nos dias 28 e 29 de agosto o curso “gentiliza que conquista a mesa”.

Durante a capacitação, os participantes conheceram comportamentos e atitudes para satisfazer e surpreender o cliente. Além disso, aprenderam como devem agir para que o consumidor volte e recomende o estabelecimento. Um atendimento ruim, aquele que não supre as necessidades básicas dos consumidores, resulta em reclamações e insatisfação. Um suporte mal prestado pode denegrir a imagem da empresa e afastar os clientes.

Os nucleados discutiram também temas ligados à pró-atividade e o aumento do ticket médio de vendas, bem como, o relacionamento interpessoal e a postura profissional.

A instrutora do curso, Rosana Majolo, comenta que se busca com a capacitação despertar nos profissionais a importância de conquistar o cliente e de mostrar interesse por ele. “Trabalhamos vários ciclos com os participantes do curso desde o momento que o consumidor chega ao estabelecimento até a hora que ele vai embora. Se bem acolhido, ele não apenas ficará satisfeito, como também divulgará a empresa de forma positiva”.

Para a integrante do Núcleo, Luana da Rosa, atender o cliente com qualidade proporciona diversos frutos para o estabelecimento. “A forma como o cliente foi recebido e tratado mostram a preocupação do empresário em satisfazer todas as suas necessidades. Já trabalhamos esse conceito em nossos estabelecimentos, mas com a capacitação passamos essa ideia aos nossos colaboradores e mostramos para eles essa importância”, comenta Luana.

A capacitação foi subsidiada pelo projeto Empreender Competitivo, com apoio da CACB, SEBRAE Nacional, Empreender, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria