Juliano Keller Alvez, que está ministrando o Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ), explicou que nesta etapa os participantes conheceram o conceito e a história da qualidade para que possam repassar as informações aos demais colaboradores.
“Estamos fazendo a base nas empresas. Os profissionais estão sendo conscientizados num primeiro momento a levar algo de diferente para suas equipes, para que depois, quando começarmos com ferramentas mais diretas, a cultura já esteja disseminada na empresa. Se começássemos imediatamente com a metodologia, os funcionários não iriam entender muito bem e ficariam resistentes às mudanças”, explicou Alvez.
Neste encontro foram criadas condições para que os participantes consigam compreender o conceito e as seis dimensões da qualidade, que afetam de forma direta a satisfação dos clientes.
Também foram apresentados os conceitos sobre o uso de indicadores de desempenho. “Apresentamos os questionários de avaliação do MPE Brasil para que eles usem essa ferramenta de auto-avaliação e para identificarem em qual patamar a empresa se encontra. O uso de indicadores no Brasil ainda é uma carência, aprendemos a planejar, executar, mas o grande desafio é medir os resultados”, completou o professor.