A FERSUL, uma das maiores feiras da região do Alto Vale, ganha em 2024 uma nova dimensão com a iniciativa do SEBRAE de transformar o segundo pavilhão em um espaço inteiramente dedicado ao agronegócio. Com uma área de quase 300 metros quadrados, o local será um verdadeiro centro de oportunidades para produtores.
Foco no Agronegócio e Agricultura Familiar
O SEBRAE, reconhecido por sua atuação robusta no agronegócio, traz para a FERSUL uma proposta inovadora ao criar um espaço onde produtores locais poderão expor e comercializar seus produtos. A região do Alto Vale, quarta em expressividade no estado em termos de agricultura, ganha destaque com essa iniciativa que valoriza a agricultura familiar e as pequenas agroindústrias.
No pavilhão, os visitantes encontrarão uma variedade de produtos típicos da região, como queijos, salames, linguiças e mel. Além de comercializar seus produtos, os produtores terão a oportunidade de testar o mercado e preparar-se para futuras feiras, aprimorando suas estratégias de apresentação e embalagens, com o objetivo de atrair um número maior de clientes e estabelecer parcerias com supermercados e outros estabelecimentos. “O objetivo é permitir que produtores da região exponham seus produtos, testem o mercado e façam parcerias com supermercados e outros estabelecimentos”, conta a analista de negócios do SEBRAE/SC, Ana Paula Rosenbrock.
O Apicultor, Técnico Agrícola e Administrador Marcos Paulo Pandini, de Presidente Getúlio, comenta sobre a importância da feira. “A feira é crucial para o setor agro, pois conecta diretamente a cadeia produtiva ao consumidor, tanto no atacado quanto no varejo. A apicultura estará presente na FERSUL 2024, com novidades como hidromel e creme dental à base de própolis. Convido todos a visitar o setor agro e conferir essas inovações”.
De acordo com a produtora rural Rosangela Erahardt da queijaria Rouwstik, será o primeiro ano da empresa na FERSUL. “Sempre ouvimos falar muito bem do evento, e vamos trazer para a degustação e venda os nossos três queijos registrados, sendo eles o colonial de ovelha, colonial de vaca e o queijo azul Perimbó, todos fabricados artesanalmente pela nossa família e premiados a nível estadual e nacional. Temos uma relevância maior nos queijos de ovelha, recentemente conseguimos o primeiro selo Queijo Artesanal entre os queijos de ovelha do Brasil, e sendo também o primeiro selo Queijo Artesanal de Santa Catarina”, comenta.
Parcerias Estratégicas e Café Colonial
A iniciativa conta com parcerias estratégicas de entidades que estarão presentes nos três dias de feira como Cresol,
Senar, Cooperfavi e Epagri. Outro destaque é a presença de um café colonial, proporcionando uma experiência ainda mais completa aos visitantes que poderão conhecer os expositores, adquirir produtos e desfrutar de pausa durante o evento.
A FERSUL 2024, que inicia dia 24 de julho e segue até dia 26, promete ser um evento transformador, oferecendo oportunidades valiosas para os produtores do agronegócio. Não perca a chance de visitar este espaço inovador e descobrir tudo o que o Alto Vale tem a oferecer.