A segurança está em suas mãos

Sala de Imprensa: Notícias 08/07/2015
A segurança está em suas mãos
Palestra Luvas de Segurança

Para cada tipo de atividade profissional existe uma luva adequada para proteção. Afinal, as mãos são ferramentas indispensáveis na realização do trabalho. Por isso, o Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promoveu uma palestra na manhã desta quarta-feira, 08 de julho, sobre “Luvas de Segurança”. As informações foram apresentadas pelo gestor de Desenvolvimento de Produtos, Willians Domingos, da empresa Promat Luvas Profissionais, de Ipiranga/SP. O convite partiu da diretora da MKZ Equipamentos de Segurança, de Rio do Sul, Luciana Werlang.

Na abertura da palestra, Domingos lembrou como a pele e as mãos são formadas. Em seguida citou as consequências quando não tomamos os cuidados adequados, que podem ir desde alergias, queimaduras, cortes, até micoses difíceis de tratar. “Precisamos nos proteger não só na indústria, mas também em casa e em outras empresas”, comentou.

Mas, segundo ele, é preciso escolher a proteção adequada para cada tipo de função, verificando as características externas e internas da luva. É preciso conhecer ainda quais os riscos, químicos, físicos, mecânicos, biológicos ou radioativos, o trabalhador estará exposto, para escolher a luva correta para proteção. “A melhor luva é aquela adequada para a sua atividade. Diferentes setores precisam de diferentes luvas. Não existe uma luva que sirva para todas as situações”, acrescentou.

A manutenção e os cuidados, a higienização, a armazenagem, o descarte e os procedimentos de uso completaram a apresentação.