ACIRS abre o primeiro núcleo de cooperativas do estado

Sala de Imprensa: Notícias 05/04/2016
ACIRS abre o primeiro núcleo de cooperativas do estado
Foto: ACIRS

Associativismo e cooperativismo juntos. A Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) passa a contar com 15 núcleos setoriais, isso porque abriu nesta terça-feira, 05, o núcleo de cooperativas do Alto Vale.

“É muito bom ver o associativismo crescendo e mais empreendedores interessados em fazer parte dos núcleos. Estamos sempre dispostos a dar suporte aos novos nucleados e auxiliar no desenvolvimento das empresas”, afirma a diretora de Núcleos da ACIRS, Karine Sabino.

A proposta é aproximar as cooperativas do Alto Vale, que tenham interesses em comum. “As cooperativas têm a mesma essência e objetivos de uma associação empresarial, assim queremos aproximá-las para que juntas possam difundir os valores, vantagens, benefícios do cooperativismo do Alto Vale”, destacou Ricardo da Silva.

A consultora da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Scheila Raquel Mazurek Lenzi falou, para o novo núcleo, sobre associativismo, o que é o Programa Empreender – que irá dar base nas ações do núcleo – e também qual é o apoio oferecido pela ACIRS. “Os núcleos são moderados, acompanhados e aconselhados por um profissional especializado em consultoria grupal”, explica a consultora da FACISC.

Para falar sobre cooperativismo, a primeira reunião do núcleo contou com a presença do economista, presidente do Conselho de Administração da VIACREDI e da CECRED, Moacir Krambeck, que destacou os sete princípios do cooperativismo: 1) adesão livre e voluntária; 2) gestão democrática; 3) participação econômica; 4) autonomia e independência; 5) educação, formação e informação; 6) intercooperação e 7) interesse pela comunidade. “ Os princípios precisam, não apenas estar escritos, mas também serem vividos 365 dias por ano”, destaca o Krambeck.

“É uma iniciativa nova, não existe nenhum núcleo como este no estado, segundo a FACISC. Queremos iniciar aqui em Rio do Sul, talvez podendo multiplicar para outras regiões. Acreditamos no potencial daqui”, destacou o diretor executivo da VIACREDI, Ricardo da Silva.

Veja outras fotos:
Clique aqui para abrir a galeria