ACIRS acompanha reunião do gasoduto que deve atender a Serra e o Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 23/09/2009
ACIRS acompanha reunião do gasoduto que deve atender a Serra e o Alto Vale

Representantes da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) discutiram nesta ter�a-feira, 22, com o governador Luiz Henrique da Silveira e com o presidente da Companhia de G�s de Santa Catarina (SCG�s), Ivan Ranzolin, alternativas para que os munic�pios da Serra Catarinense e do Alto Vale do Itaja� possam ser contemplados com um  gasoduto. A discuss�o se estende h� mais de tr�s anos e pode ter um fim com a implementa��o de um novo projeto que prev� a constru��o de um terminal de regaseifica��o em Correia Pinto.

A nova proposta envolve a constru��o de um terminal de regaseifica��o de g�s natural liquefeito (GNL) em Correia Pinto e a instala��o de dutos at� Lages e Otac�lio Costa. Havendo demanda, o Alto Vale tamb�m poder� ser contemplado.  O GNL seria comprado em Paul�nia (SP) e transportado de caminh�o at� o terminal. No novo sistema, o custo final do g�s para revenda ser� de R$ 0,04 a mais por  metro c�bico, diferen�a que seria assumida pela SCG�s. Segundo Ranzolin, a nova proposta tem parecer favor�vel da diretoria Companhia.

Para o governador Luiz Henrique, a prioridade � o fornecimento de g�s para a regi�o do Planalto Serrano. �Tanto o Planalto quanto o Alto Vale s�o duas das regi�es que mais sofrem com o processo de litoraliza��o. E elas precisam do g�s�, avaliou.

O projeto inicial previa o prolongamento do gasoduto da substa��o Blumenau-Indaial at� o Planalto Serrano. De acordo com Luiz Henrique isso n�o ocorreu por discord�ncias entre os s�cios da companhia de g�s sobre o investimento. �O lucro que deveria ser investido no prolongamento do gasoduto ficou com os s�cios�.

O diretor da ACIRS, Eduardo Schroeder, avaliou como positiva a nova proposta e como vi�vel a chegada do gasoduto a Rio do Sul. �N�s temos potencial para receber o g�s. A partir do m�s que vem, a SCG�s far� audi�ncias aqui na cidade para discutir a demanda e a viabilidade de abastecer o Alto Vale. Para isso precisaremos do apoio dos prefeitos e das outras Associa�es Empresariais da regi�o�, pontua Schroeder.

Tamb�m participaram da reuni�o representantes da Associa��o Empresarial de Lages (ACIL), o vice-prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, e o secret�rio executivo da Associa��o dos Munic�pios do Alto Vale do Itaja� (AMAVI), Agostinho Senem.

Foto: James Tavares/SECOM