ACIRS comemora 65 anos relembrando a trajetória de associativismo e sucesso

Sala de Imprensa: Notícias 16/08/2010
ACIRS comemora 65 anos relembrando a trajetória de associativismo e sucesso

Todos a bordo de uma locomotiva que impulsionou o desenvolvimento de Rio do Sul e regi�o: a locomotiva ACIRS. Os passageiros eram autoridades, convidados, imprensa e os ex-presidentes que, como verdadeiros maquinistas, conduziram a Associa��o Empresarial de Rio do Sul at� a esta��o dos dias de hoje. Este era o cen�rio da comemora��o dos 65 anos da ACIRS, ocorrida na quinta-feira, 12 de agosto, no Esporte Clube Conc�rdia.

Cerca de 450 pessoas participaram da festa marcada pelas lembran�as de uma rica trajet�ria. Um v�deo com fotografias apresentou os momentos de maior destaque destas seis d�cadas de hist�ria. Sem energia el�trica e estradas que pudessem garantir o crescimento da produ��o, cerca de 100 empres�rios se uniram e da� nasceu a entidade que daria voz �s reivindica�es da classe empresarial. Ao longo dos anos, a ACIRS teve participa��o importante como no Movimento Pr�-Energia, melhoria dos servi�os de telefonia pela Companhia Telef�nica Catarinense, implanta��o de um curso superior, de onde nasceu a FEDAVI, hoje UNIDAVI. Na d�cada de 70, a luta dos empres�rios era intercalada entre a urg�ncia de se concluir a BR-470, j� que a Estrada de Ferro de Santa Catarina fora desativada, e a necessidade de formar m�o de obra qualificada. Al�m destes fatos, o v�deo mostrou os feitos da ACIRS para reerguer a cidade ap�s a enchente de 1983.

Ao longo dos trilhos por onde passaram os empreendedores, pode-se conhecer grandes conquistas. Hoje, o trabalho concentra-se na mobiliza��o pela melhoria das estradas, da seguran�a p�blica, a capacita��o empresarial, desenvolvimento da comunidade, entre outras.

Al�m de homenagear os ex-presidentes da entidade, a ACIRS tamb�m foi homenageada. Das m�os do presidente da Federa��o das Associa�es Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Alaor Francisco Tissot, o atual presidente da ACIRS, Andr� Odebrecht, recebeu uma placa comemorativa aos 65 anos.

Em discurso, Odebrecht salientou o trabalho dos N�cleos Setoriais como a ess�ncia do associativismo. �Somente juntos seremos grandes e poderemos realizar a�es de forma sustent�vel e com a rapidez que o mercado global nos exige�.

O atual presidente tamb�m ressaltou que n�o h� mais tempo a perder com discuss�es acerca da infraestrutura como a BR-470 e como o funcionamento prec�rio dos hospitais: �Isto tem que ser simplesmente realizados, at� porque se n�o foram feitos at� hoje � porque assim n�o querem que seja, ou pela falta de atitude de realizar projetos ou de destinar recursos, os quais nossa regi�o gera diariamente. Temos de cobrar com mais for�a, n�o discutir como ser� feito, mas quando ser� feito, cobrando data e hora�.

Para comemorar a atua��o nessas seis d�cadas, o bolo de anivers�rio n�o poderia faltar. A atual diretoria da ACIRS, formada pelo presidente Andr� Armin Odebrecht, o vice-presidente Ciro Jos� Cerutti, o diretor secret�rio Luiz Ant�nio Stramosk, o primeiro tesoureiro, Luis Carlos Demarchi e o segundo tesoureiro Eduardo Schroeder, junto com os ex-presidentes, apagou as velas e fizeram o corte simb�lico do bolo.

E o momento mais aguardado da noite chegou ap�s o jantar. O show de Joe Roberts and Friends embalou os convidados. O som das m�sicas de Elvis Presley, Creedance, Pink Floyd, Beatles e outros grandes sucessos do rock internacional, animou os presentes que dan�aram at� a madrugada de sexta-feira.

Os ex-presidentes homenageados:

PRESIDENTE DA ACIRS – DE 2000 A 2004

SENHOR LINO ROHDEN
PRESIDENTE DA ACIRS – DE 2004 A 2008

Confira os momentos da festa na Galeria de Fotos.